Portal da Cidade Paranavaí

Beleza natural

Morador de Planaltina do Paraná fotografa ave rara

Casal de urubus-reis foi visto em um sítio da região na última segunda-feira (19) e deixou o morador encantado com a beleza

Publicado em 20/10/2020 às 21:45
Atualizado em

Casal de urubus-rei fotografados em fazenda em Planaltina do Paraná.

Um morador de Planaltina do Paraná se surpreendeu ao se deparar com um casal de urubus-reis na última segunda-feira (19).

O funcionário público Júlio César Stoco conta que retornava do trabalho, no fim da tarde, quando visualizou as aves em um sítio que fica entre Planaltina do Paraná e o Rio Ivaí.

"Ao me aproximar percebi que poderia conhecê-las e ao chegar perto, vi que era um casal de urubus-reis, fiquei surpreso e admirado", disse.

Ele fotografou as aves e disse que, em conversa com outros moradores da região, alguns também relataram já  terem visto o casal de urubus e que estes estão pelas redondezas há algum tempo.

A ave, de cores branca e preta, com detalhes vermelhos na cabeça, mede em torno de 85 cm e pode pesar de 3 a 5 quilos. Ela  é típica de zonas tropicais a semitropicais, desde o México à República da Argentina e habita todo o território brasileiro, porém, devido à baixa reprodutividade e à degradação do seu habitat, é uma espécie cada vez mais rara de se observar.

A exuberância das cores e o forte bico, que possibilita abrir qualquer carcaça antes de outras aves, são alguns dos fatores que atribuem o nome de "rei" a este urubu.

Imagem Ilustrativa de Urubu-rei no Zoológico Nacional, em Washington, D.C., nos Estados Unidos. Foto: Eric Kilby / Flicker King Vulture


Colaboração: repórter Pedro Machado

Fonte:

Deixe seu comentário