Portal da Cidade Paranavaí

Decisão

Justiça descarta tortura em caso de asilo da região onde dois idosos morreram

A Justiça julgou parcialmente procedente a ação movida pelo Ministério Público do Paraná contra um asilo da região em que dois idosos morreram.

Publicado em 03/08/2022 às 09:01
Atualizado em

O caso está sendo investigado desde agosto de 2021 (Foto: Ilustrativa/Pixabay/Domínio Público.)

A Justiça julgou parcialmente procedente a ação movida pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) contra um asilo de Maringá (a 70 quilômetros de Paranavaí) em que dois idosos morreram. As informações são da CBN Maringá.

O caso está sendo investigado desde agosto de 2021. O Ministério Público acusou duas proprietárias da institutição de maus-tratos e tortura.

A Justiça entendeu que não ficou demonstrada a prática de tortura. A decisão é da juíza Mônica Fleith.


LEIA TAMBÉM

Ministério Público bloqueia mais de R$ 100 mil de facção criminosa em Paranavaí


Sobre a prática de limpar feridas de uma das vítimas com água sanitária, a juíza informou o seguinte na setença:

"De todas as agressões relatadas, entendo que a mais gravosa refere a situação de limpar a escara de seu Alaor com água sanitária, o que foi relatado por duas testemunhas,(...) Porém, avaliando-se todo o contexto dos acontecimentos, há dúvidas se a intenção da acusada era causar sofrimento intenso ou castigar a vítima. (...) Acredito que todas as situações expostas colidiram com a ação de tentar curar a ferida do idoso de forma totalmente inadequada e inaceitável, com água sanitária, babosa e açúcar, talvez por seguir 'conhecimento popular' "

Com a decisão, o delito de maus-tratos, segundo a sentença, passa a ser de competência do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Vara de Crimes contra Crianças, Adolescentes e Idosos da Comarca de Maringá: "...devendo os autos serem remetidos ao referido Juízo, para o conhecimento e julgamento do feito"

A reportagem da CBN Maringá não conseguiu contato com o Ministério Público e nem com as advogadas das proprietárias do asilo. 

Fonte:

Deixe seu comentário