Portal da Cidade Paranavaí

Projeto piloto

Governo troca parte da frota por transporte de aplicativo

Projeto visa reduzir custos com transporte; alguns órgãos deixarão de usar carros oficiais para utilizar serviço de transporte individual externo.

Publicado em 09/12/2018 às 23:35

Veículos atualmente destinados a esses deslocamentos serão remanejados para atividades-fim do Estado, particularmente em Saúde e Segurança. (Foto: Reprodução)

A governadora Cida Borghetti implantou nesta segunda-feira (10) o projeto-piloto que visa reduzir custos com transporte no Governo do Estado. Nesta primeira etapa, alguns órgãos deixarão de usar carros oficiais que fazem tarefas administrativas em Curitiba e passarão a contar com o serviço de transporte individual externo.

Os veículos atualmente destinados a esses deslocamentos serão remanejados para atividades-fim do Estado, particularmente em Saúde e Segurança.

Com o serviço, o Estado deve economizar em média 50% por quilômetro rodado. “O objetivo da administração estadual é a redução de despesas da máquina pública, controle e melhor gerenciamento no uso de transporte”, disse Cida. “O novo modelo garante o controle e gerenciamento dos gastos de transporte, que está de acordo com uma gestão moderna e eficiente”, afirmou.

Os veículos substituídos serão usados no atendimento direto da população, a exemplo do que já acontece com as Patrulhas Maria da Penha, em que alguns veículos utilizados pelos secretários de Estado foram destinados aos municípios para atender as ocorrências de violência doméstica.

Até agora, Paranavaí, Guarapuava e Colombo já receberam a viatura da Patrulha Maria da Penha. “Os veículos que foram tirados da frota especial estão agora atendendo ações de extrema importância. Os carros que eram usados no gabinete ou pelas outras secretarias hoje estão nas ruas para garantir mais proteção às mulheres vítimas de violência”, afirmou a governadora.

ECONOMIA – Os contratos foram assinados por cada um dos órgãos participantes com a empresa Mega Táxi Brasil, vencedora do processo licitatório. O sistema prevê o uso de aplicativo para registro das chamadas, o TaxiGov.

De acordo com o secretário estadual da Administração e da Previdência, Fernando Ghignone, a nova medida é inspirada no modelo usado em São Paulo e vai reduzir custos com combustível, manutenção, motorista e impostos, além do gasto a aquisição de veículos e posterior depreciação.

“O controle dos deslocamentos também otimiza os recursos e torna mais ágil o serviço prestado pelos servidores públicos”, afirmou. “É a certeza de que o servidor terá carro disponível no momento em que precisa fazer qualquer deslocamento, o que garante também economia de tempo”, reforçou.

CUSTOS – De acordo com a Secretaria da Administração e da Previdência, a economia esperada fica em torno de 50%. Um estudo elaborado pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) apontou que a despesa média de veículos nas funções administrativas do Estado é de cerca de R$ 6,50 por quilômetro.

Nesse cálculo levou-se em conta manutenção, abastecimento, depreciação e custos com motorista. Na licitação para o novo serviço, o preço do quilômetro rodado caiu para R$ 3,70.

A medida não abrange os veículos destinados às áreas de Saúde e Segurança Pública – como ambulâncias e viaturas policiais. Além disso, outros órgãos que possuem carros destinados a trabalhos administrativos em Curitiba poderão aderir ao sistema durante ou após o projeto-piloto.

Fonte:

Deixe seu comentário