Portal da Cidade Paranavaí

Greve

Governo estadual confirma liberação do trânsito de combustíveis no Paraná

A liberação de cargas de combustíveis aconteceu ontem (28) durante encontro da governadora com as lideranças dos caminhoneiros, realizado no Palácio Iguaçu

Publicado em 29/05/2018 às 07:23
Atualizado em

A medida vale para todos os derivados do petróleo: gasolina, óleo diesel, querosene e gás de cozinha, além de etanol. (Foto: Divulgação/ PRF)

A liberação das cargas de combustível aconteceu ontem (28) em um novo encontro da governadora com as lideranças dos caminhoneiros. (Foto: Agência Estadual de Notícias)

A governadora Cida Borghetti anunciou nesta segunda-feira (28) a liberação do transporte de combustível em todo o Estado do Paraná. A medida vale para todos os derivados do petróleo: gasolina, óleo diesel, querosene e gás de cozinha, além de etanol.

A liberação das cargas de combustível é resultado de um novo encontro da governadora com as lideranças dos caminhoneiros, realizado no Palácio Iguaçu. Na reunião, a líder do governo estadual também confirmou que todas as concessionárias de pedágio do Paraná já foram notificadas sobre a isenção da cobrança de tarifas sobre o eixo suspenso, conforme determina a Medida Provisória editada pelo governo federal.

Durante o encontro com representantes dos caminhoneiros do Paraná, a governadora reforçou a importância do tráfego de produtos de primeira necessidade, que atendam as famílias, e de alimentos que servem à criação animal. Foi fechado um entendimento de que todos os caminhões identificados com o selo da Defesa Civil, independentemente da carga, devem ser liberados de qualquer obstrução que ocorram nas estradas. "Compreendemos as necessidades e vamos colaborar", afirmou Plínio Dias, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de São José dos Pinhais.

A governadora lembrou que o Paraná está fazendo todo o esforço possível para minimizar os impactos do movimento dos caminhoneiros na vida dos paranaenses. No domingo, foi anunciada a redução de base de cálculo do ICMS que incide sobre o diesel e que vai resultar na diminuição do valor dos combustíveis nas bombas.

OPERAÇÃO – Após o encontro com caminhoneiros, o chefe da Casa Militar e da Defesa Civil Estadual, coronel Maurício Tortato, explicou que o processo de negociação com o movimento vem evoluindo desde o último sábado e que muitos avanços já foram conquistados no Paraná, com a permissão de tráfego de diversos produtos de primeira necessidade. “Desde o início negociamos o trânsito de itens prioritários. Agora avançamos”, afirmou.

Ele destacou que todas as cargas consideradas essenciais poderão circular pelo Estado e ressaltou que no meio da tarde desta segunda-feira pelo menos 34 caminhões com combustíveis já abasteciam postos da região de Curitiba. “A medida vale para todo o Paraná. Esperamos que em dois dias o abastecimento de combustíveis esteja restabelecido em todas as regiões do nosso Estado”.

Fonte:

Deixe seu comentário