Portal da Cidade Paranavaí

Relíquia

Família de Alto Paraná encontra moedas com quase 100 anos de fabricação

Passando de geração em geração, as moedas antigas caíram nas mãos da família de Renato Amaraus. O item mais antigo é uma moeda de 1000 réis, de 1922.

Publicado em 16/07/2021 às 21:38
Atualizado em

Renato e Renata com os filhos Henrique, Heitor (à esquerda) e Laura. (Foto: Sueli Amaraus)

Maria Eduarda Oliveira

Você tem ideia de qual moeda era utilizada no Brasil há aproximadamente 100 anos? Hoje, com a facilidade do conhecido PIX, nem precisamos do dinheiro em espécie para pagar as contas. No entanto, ainda há pessoas que guardam dinheiro em espécie, inclusive, algumas moedas antigas que já circularam pelo país.

Uma família de Alto Paraná (a 19 quilômetros de Paranavaí) encontrou recentemente mais de 100 moedas antigas, entre Réis, Cruzeiros e Centavos. Algumas delas foram fabricadas entre 1822 e 1922, há quase 100 anos. Outras são de 1924, 1928, 1937/38/39. Tudo caiu na mão de Renata Pasquali, de 34 anos. "Quem achou foi minha sogra. Quando abri a latinha, me deparei com as moedas que nunca tinha visto na vida", conta.


Em entrevista ao Portal da Cidade, ela explica que as moedas pertenciam ao avô do marido, Renato Amaraus, de 45 anos. Depois, foram passadas para o pai dele e, dias atrás, a mãe de Renato encontrou os objetos guardados. A família não sabe dizer se o avô colecionava as moedas antigas ou simplesmente as guardava.

Um primo da família, de São Paulo, de 85 anos, disse que ele, o avô e o pai de Renato tinham uma lata cada um, em que guardavam as moedas e colocavam dentro da tuia (local para armazenar grãos) de arroz. Na época, eles conseguiam fazer grandes compras com 1 mil Réis. "Fazia a compra e ainda voltava com troco", disse à família.


Toda essa "grana" soma 28 mil Réis, 98 Cruzeiros e 650 Centavos. Para se ter uma ideia, se fizermos uma conversão aproximada e hipotética dos Réis teremos, ao todo, R$ 3.444,00. Algumas moedas ilustram o rosto de figuras históricas como: Dom Pedro I, Epitácio Pessoa, Duque de Caxias, Floriano Peixoto e Getúlio Vargas. Moedas antigas como essas são comercializadas por R$ 100 ou mais no Mercado Livre.


Depois desse achado inesperado, Renata e a família contam que pretendem guardar as moedas como uma lembrança do avô e do pai do marido. O que você faria se encontrasse moedas antigas como essas?

Fonte:

Deixe seu comentário