Portal da Cidade Paranavaí

Transportes

Em Brasília, Socipar reivindica duplicação entre Paranavaí e Nova Londrina

Diretoria da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) vai contestar o fato do trecho entre Paranavaí e Nova Londrina ter ficado fora da concessão

Publicado em 27/07/2022 às 09:08
Atualizado em

Diretoria da Socipar apresenta dados da contagem de veículos. (Foto: Arquivo/Socipar)

A diretoria da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar), com sede em Paranavaí, se reúne nesta quarta-feira (26), em Brasília, com o ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio e a assessoria técnica da pasta, para tratar sobre a duplicação da BR-376, entre Paranavaí e Nova Londrina. As informações são do Portal da Cidade Loanda.

De acordo com a Socipar, também devem participar do encontro integrantes da Secretaria Nacional de Transportes Terrestre (SNTT), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

A reunião será para contestar o fato do trecho ter ficado fora das possibilidades de concessões para a duplicação e ao mesmo tempo ganhar uma praça de pedágio, na qual os recursos servirão para obras em outras regiões.

No início deste ano, a Socipar mobilizou 10 grandes empresas da região para realizar a recontagem de veículos, por sete dias, de 20 a 26 de fevereiro. Segundo o levantamento, foi apurado um número expressivo de 19.951 eixos e em certos dias 23.368 transitando diariamente. O resultado foi de 100% a 120% a mais do que o último levantamento feito em 2019, quando o Governo Federal considerou desnecessária a duplicação do trecho.

De acordo com a Socipar, as estatísticas foram menores em 2019, pois a pesquisa foi realizada fora da época de safra do Mato Grosso do Sul, o que levou ao registro de um número menor de caminhões. Além disso, o turismo no extremo noroeste, nas prainhas de água doce, tem se intensificado ano a ano, o que explica o fluxo maior de veículos pela região.

Caso o trabalho técnico não seja acatado, a Sociedade Civil Organizada do Paraná deve lançar a campanha “Sem Duplicação não aceitaremos a Praça de Pedágio”.

Farão parte da comitiva os deputados federais, Ricardo Barros e Tereza Cristina, os diretores da Socipar, Demerval Silvestre, Ivo Pierin, Edilson Avelar, Dante Ramos Jr, além de empresários do Paraná e Mato Grosso do Sul, imprensa e outras autoridades.

Fonte:

Deixe seu comentário