Portal da Cidade Paranavaí

enterro

Coveiros usam sacola na cabeça e capa de chuva contra covid-19 em Sarandi

Vídeo gravado pela família de uma vítima mostra o despreparo para realizar o sepultamento da mulher, de 63 anos, que morreu com sintomas de covid-19

Publicado em 30/04/2020 às 21:54
Atualizado em

Prefeitura de Sarandi informou que vai investigar as circunstâncias do enterro. (Foto: Reprodução/ Vídeo)

Dois coveiros de Sarandi usaram sacolas plásticas na cabeça e capas de chuva para enterrar uma mulher que morreu com sintomas do novo coronavírus. O sepultamento aconteceu na madrugada de quarta-feira (29), no Cemitério Municipal de Sarandi.

No vídeo, feito pela família, é possível ver os dois coveiros de Sarandi fazendo o sepultamento sem a proteção necessária. É possível ver também os dois funcionários de uma funerária local muito bem equipados e protegidos, seguindo as recomendações e protocolos do Ministério da Saúde. 

Veja o vídeo abaixo.  

A vítima é Maria Aparecida de Freitas, de 63 anos, moradora do Parque Alvamar, de Sarandi, que morreu no Hospital Metropolitano na noite de terça-feira, 28, com suspeita de covid-19. 

A irmã da vítima, Dolores Evangelista de Freitas, disse ao GMC Online que nem farolete tinha para clarear o sepultamento. 

“Eu fiquei com dó também dos coveiros. Não tinha nem farolete meu filho. A gente clareou com o celular e aí o funcionário da funerária acendeu os faróis do carro para clarear um pouco. É descaso para todo lado. Eu nem vi minha irmã. Não sei nem se enterramos ela. É muito triste”, disse. 

Dolores contou ainda que não imaginava que isso aconteceria com a família dela. E a família ficou muito triste com a rapidez no sepultamento e o despreparo.  

“O caixão não cabia na cova. Daí eles colocava e tirava, colocava e tirava. Um despreparo total. Choca a gente demais de ficar vendo isso. Eu nem vi minha irmã também. Não precisava ser tão rápido. A gente estava apavorado de ver na televisão e agora aconteceu com a gente”, lamentou Dolores.

Prefeitura vai investigar

Para o Portal GMC Online, o secretário de Urbanismo de Sarandi, Junior Volpato, que responde pelo cemitério municipal de Sarandi, disse que a Prefeitura não tinha sido comunicada sobre o enterro e que o caso é suspeito de coronavírus. Ele falou que há materiais de segurança  para situações como essa.

Segundo Volpato, uma sindicância será instaurada para apurar quem errou.

Veja aqui a nota completa com a fala do secretário.

Fonte:

Deixe seu comentário