Portal da Cidade Paranavaí

Meio Ambiente

Campanha conscientiza sobre compra de coelhos vivos na Páscoa

Ação tem o objetivo de incentivar as pessoas a encontrarem outras opções à compra de coelhos como animais de estimação, para evitar abandono de animais.

Publicado em 08/04/2019 às 23:33
Atualizado em

Abandono de animais é considerado crime ambiental. (Foto: Reprodução/ Pixabay)

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo lança nessa terça-feira (09) a campanha Páscoa Alternativa! A ação tem o objetivo de conscientizar as pessoas a encontrarem outras opções à compra de coelhos como animais de estimação, o que é comum nessa época por serem animais considerados dóceis e associados a um dos símbolos da Páscoa.

O que as pessoas não sabem é que todos os anos, após a Páscoa, muitos coelhos são encontrados abandonados em lixeiras, parques e praças, e acabam morrendo de frio, de fome, atropelados, ou atacados por cães. A secretaria alerta que o abandono de animais é considerado crime ambiental.

Isso acontece porque nem sempre quem ganha um coelho de presente está disposto a arcar com os cuidados que o animal necessita – e que não são poucos. Além disso, de forma geral, os coelhos são criados em gaiolas e encontram dificuldades para sobreviver nas cidades sem cuidados humanos.

A secretaria recomenda a quem quer fugir dos tradicionais ovos de Páscoa que busque outras alternativas, como coelhos de pelúcia ou de chocolate. Além de trazerem a mesma representatividade, essa atitude evita futuros abandonos.

CAMPANHA – A fim de evitar a compra antecipada desses animais, a secretaria pede a ajuda da população na divulgação da campanha, compartilhando o post da sua página no Facebook.

Em Paranavaí, denúncias referentes à maus-tratos de animais podem ser feitas pelo 156,na ouvidoria municipal.

Fonte:

Deixe seu comentário