Portal da Cidade Paranavaí

Cenário crítico

Após nova fuga, cadeia de Terra Rica vai passar por reforma

Seis dos oito detentos que escaparam nesse domingo haviam fugido no último dia 5, quando outros 15 presos saíram por um túnel

Publicado em 19/02/2018 às 01:01
Atualizado em

(Foto: Polícia Civil/Divulgação/G1 Norte e Noroeste )

Oito detentos da cadeia pública de Terra Rica (a 63 quilômetros de Paranavaí) fugiram do local na noite desse domingo (18), após abrirem um buraco em uma parede do pátio. Essa é a segunda fuga de presos da cidade somente neste mês. No último dia 5, 15 homens cavaram um túnel dentro de uma cela e escaparam da cadeia.

De acordo com o delegado de Terra Rica, João Paulo Sorigotti da Silva, a ação aconteceu por volta das 21h30. No momento da fuga, 45 detentos eram mantidos em um local programado para abrigar apenas oito.

Ainda segundo o delegado, seis dos oito presos que escaparam participaram da fuga do dia 5 e haviam sido recapturados recentemente.

Até o fechamento desta matéria, nenhum deles tinha sido localizado.

Situação crítica

Com duas fugas dentro de um único mês e um desmoronamento de fossa no pátio da delegacia, a cadeia pública de Terra Rica deve passar por reformas. A informação é do delegado responsável, que confirmou que a evacuação do local deve ser feita ainda na tarde desta segunda-feira (19).

Segundo ele, 27 presos serão encaminhados para a Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), cinco virão para Paranavaí (que também sofre com superlotação) e outros cinco serão levados a Colorado. A transferência dos detentos, de acordo com Silva, foi uma decisão da Secretaria da Segurança Pública (Sesp) em conjunto com o Comitê de Transferência de Presos (Cotransp).

Conforme explica o delegado, ainda não há previsão para início das obras, já que um engenheiro está sendo aguardado para elaboração de um projeto inicial.

Superlotação

A cadeia pública de Terra Rica é mais um local que sofre com a superlotação no Paraná. Em nota emitida na última sexta-feira (16), a Sesp informou que “há um conjunto de 14 obras de penitenciárias, algumas já em andamento, que vão abrir mais de 7 mil vagas no sistema penal. Além disso, estão sendo instalados schelters [celas modulares] em algumas penitenciárias do Estado que vai resultar em 600 novas vagas. Com a abertura de novas vagas, a Sesp vai promover a transferência de todos os presos que hoje estão nas delegacias”, garantiu a secretaria. 

Fonte:

Deixe seu comentário