Portal da Cidade Paranavaí

Fake News

Votar em branco para outros candidatos não anula voto para presidente

Corre pela internet a informação falsa de que o voto para presidente é anulado se os demais votos forem em branco; TRE desmente boato

Publicado em 02/10/2018 às 01:45
Atualizado em

Informação disseminada pelas redes sociais é "fake news". (Foto: Reprodução)

É falsa a “informação” que circula pelo aplicativo me mensagens WhatsApp de que o eleitor que votar em branco para todos os cargos, à exceção de presidente, terá seu voto para presidente anulado.

A mensagem afirma que o voto para presidente só é considerado válido se os outros votos também forem atribuídos a algum candidato ou partido. Mas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, essa informação não tem nenhum fundamento.

O voto em branco, assim como o voto nulo não entram na conta dos votos válidos, mas isso não significa que o voto em branco ou nulo para algum cargo anule o voto atribuído a candidato ou partido que concorrem a outro cargo.

O voto em branco ocorre quando o eleitor aperta a tecla “branco” e depois confirma; já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido e depois confirma. Em tese, o voto em branco é uma opção do eleitor, que o realiza conscientemente; o voto nulo, por sua vez, simula um equívoco do eleitor.

Fonte:

Deixe seu comentário