Portal da Cidade Paranavaí

Aulas online

Vereadora questiona atendimento de estudantes com deficiência durante a pandemia

Requerimento busca entender se as pessoas com deficiência estão recebendo atendimento direcionado das escolas neste período de aulas remotas.

Publicado em 29/03/2021 às 02:11
Atualizado em

O documento será analisado em discussão única, junto com projetos de lei, requerimentos e uma moção. (Foto: Ilustrativa/Pixabay)

A 8ª sessão ordinária de 2021 da Câmara Municipal será realizada nesta segunda-feira (29), às 20 horas. Entre as discussões previstas na Ordem do Dia, está o requerimento 063/2021, que questiona sobre o atendimento de pessoas com deficiência nas escolas durante o período de aulas remotas. A proposta é da vereadora Professora Cida Gonçalves (PDT).

"Há a necessidade de adaptação de ensino para a inclusão destas crianças nos meios de ensino, trazendo a acessibilidade também aos que estão confinados, como a utilização de ferramentas como a audiodescrição, utilização do braile em materiais escolares, libras na transmissão de vídeos e/ou utilização de closed caption. Do mesmo modo, há crianças que possuem dificuldades de aprendizagem, necessitando de maior atenção e reforços escolares", explica a parlamentar.

Em nota enviada ao Portal da Cidade, a secretaria de educação explica que há 365 alunos que apresentam algum comprometimento cognitivo matriculados na rede municipal e sendo acompanhados pelas salas de recurso multifuncionais. "[Com a determinação das aulas remotas em 2020] as professoras do Atendimento Educacional Especializado e Classes Especiais, além de ofertar as atividades, passaram a ofertar gravações com as explicações complementares e envia-las através dos grupos de WhatsApp", explica o documento.

A nota narra ainda que atualmente os atendimentos a esses alunos estão sendo ofertados pelo aplicativo Google Meet. As aulas ficam gravadas e aquelas famílias que têm dificuldade de acesso estão realizando chamadas de vídeo com as professoras para que os alunos recebam auxílio nas dificuldades.

"Os professores já receberam uma capacitação sobre como utilizar o aplicativo de forma dinâmica e lúdica. Já estão organizadas mais três capacitações de outras ferramentas para melhor atender as especificidades da Educação Especial", garante a secretaria municipal de educação.

O requerimento proposto pela vereadora será analisado em discussão única, junto com projetos de lei, requerimentos e uma moção. Moradores podem acompanhar a reunião ordinária por meio da transmissão ao vivo na página da Câmara Municipal no Facebook.

Veja outras discussões:



Fonte:

Deixe seu comentário