Portal da Cidade Paranavaí

14ª sessão ordinária

Vereador pede informações sobre a realização das cirurgias eletivas em Paranavaí

"Pacientes que não estão sendo operados eletivamente estão evoluindo para situações de urgência. Fato que nos preocupa”, diz o parlamentar Leônidas Fávero.

Publicado em 10/05/2021 às 08:31

Documento será analisado na sessão ordinária desta segunda-feira (10). (Foto: Ilustrativa/Pixabay)

O presidente da Câmara de Paranavaí, vereador Leônidas Fávero Neto (Cidadania), apresentou uma proposição em que solicita ao prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Podemos) e à 14° Regional de Saúde, informações sobre a realização das cirurgias eletivas durante o período de pandemia.

O documento, também assinado pelo vereador Luiz Aparecido da Silva (PSB), conhecido como Mancha da Saúde, será discutido na sessão ordinária desta segunda-feira (10), a partir das 20 horas.


LEIA TAMBÉM

Crianças de até 2 anos incompletos receberão vacina contra a gripe nesta segunda (10)


Na justificativa, o vereador alega que desde agosto de 2020 a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná vem recomendando e prorrogando a suspensão das cirurgias eletivas como forma de contingenciamento de insumos e, inclusive, de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Entendemos que a medida adotada pela secretaria é completamente justificável para a preservação de leitos no atendimento dos casos da covid-19. No entanto, pacientes que não estão sendo operados eletivamente estão evoluindo para situações de urgência. Fato que nos preocupa e que pode até ceifar vidas”, explica Leônidas.

Segundo a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (Abraidi) a pandemia provocou somente no ano passado, a suspensão de pelo menos 1 milhão de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja outras discussões:


Fonte:

Deixe seu comentário