Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Vereador pede esclarecimentos sobre carro de R$ 132 mil adquirido pelo município

O veículo foi comprado pela Secretaria de Agricultura; vereador diz não ter encontrado dados sobre a aquisição do automóvel no Portal da Transparência

Publicado em 26/04/2018 às 00:07
Atualizado em

O requerimento com pedido de esclarecimento sobre o automóvel foi elaborado pelo vereador Professor Carlos (PT) (Foto: Reprodução/Câmara Municipal)

Foto meramente ilustrativa de veículo similar ao que foi adquirido pela Secretaria de Agricultura (Foto: Imagem ilustrativa/Reprodução Internet)

O vereador Carlos Alberto João (Professor Carlos), do PT, colocou em votação na sessão ordinária da última segunda-feira (23), na Câmara Municipal de Paranavaí, um requerimento no qual pede esclarecimentos sobre um veículo, que foi adquirido pela Secretaria Municipal de Agricultura, e está sendo utilizado nas estradas rurais da região. O carro em questão é uma picape, Mitsubishi L200, Triton Sport, com cabine dupla, modelo 2018, adquirida no final do ano passado, por R$ 132.526,00.

A Assessoria de comunicação do Vereador informou que o requerimento foi elaborado após não terem encontrado informações sobre a compra do automóvel no Portal da Transparência do município.

O documento, elaborado pelo vereador, foi aprovado na sessão da última segunda-feira por unanimidade e agora será encaminhado para o prefeito, Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Administração, que terão 15 dias para responder oficialmente.

“Cabe à Câmara Municipal, por intermédio de seus vereadores, exercer a função fiscalizatória sobre os atos do Poder Executivo. Dessa forma, tendo em vista tal função, é atribuído aos vereadores o direito do pleno exercício do mandato, cabendo-lhes, inclusive o direito de solicitar informações aos Órgãos do Executivo, em especial no que diz respeito aos bens públicos”, diz o documento encaminhado ao município.

O Portal da Cidade entrou em contato com a Secretaria de Agricultura, e em nota, a assessoria de imprensa informou que, segundo o secretário de Agricultura, Tarcísio Barbosa “a compra do veículo atendeu as seguintes especificações: precisava ser cabine dupla para o transporte de operadores de máquinas nas estradas rurais, motor 180 cavalos ou 2.0, para aguentar as condições das estradas e capacidade mínima de carga de 1.000 kg, pois é preciso levar pessoal e equipamento para vários locais onde há obras da secretaria”, diz a nota.

Ainda segundo o secretário, a “a antiga caminhonete, comprada na gestão passada, não aguentou o serviço e está encostada, pois fundiu o motor”, ressalta Tarcísio, em nota.

A Secretaria de Administração do município também se manifestou sobre o caso. O secretário de Administração Hugo Morgado, encaminhou a nota de emprenho da compra do veículo para o Portal da Cidade. No documento, consta que o automóvel foi adquirido com receitas de alienação de bens ativos que, segundo o secretário, são provenientes de leilões de bens que não são mais utilizados pelo município (por exemplo, um carro antigo que não esteja mais em condições de uso).

Ainda de acordo com o secretário, no Portal da Transparência do município, o veículo está cadastrado na frota.

Nesta semana, a Câmara Municipal deve entregar o requerimento para o município, que terá 15 dias, a partir da data de recebimento, para encaminhar a documentação formal, com a procedência dos recursos para aquisição do bem e os esclarecimentos de como ele foi adquirido.

 

Fonte:

Deixe seu comentário