Portal da Cidade Paranavaí

Guia do Eleitor

Veja local de votação, como justificar ausência e regras para o dia das eleições

As eleições acontecem no próximo domingo (15). O Portal da Cidade preparou um guia prático com tudo o que o eleitor precisa saber.

Publicado em 12/11/2020 às 01:18
Atualizado em

Horário de votação será das 7h às 17h. (Foto: Ilustrativa/ Agência Brasil)

Horário de votação

O primeiro turno das eleições 2020 acontece neste domingo, 15 de novembro. O segundo turno, nos municípios onde for necessário, será realizado em 29 de novembro de 2020. 

Este ano, por conta da pandemia da covid-19, o horário de votação terá uma hora a mais: será das 7h às 17h. No entanto, o horário entre 7h e 10h será preferencial para maiores de 60 anos.

Locais de votação

Eleitores podem conferir os locais de votação no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ou pelo app e-Título o lugar onde votam antes de sair de casa no próximo domingo, 15 de novembro, quando acontece o primeiro turno das Eleições 2020. 

Clique para baixar o e-Título nas plataformas iOS ou Android  

Também é possível conferir o local de votação por meio do assistente virtual da Justiça Eleitoral no WhatsApp, basta adicionar o telefone (61) 9637-1078 a sua lista de contatos ou acessar diretamente pelo link wa.me/556196371078. Já o TRE-PR disponibiliza o Serviço de Atendimento Telefônico - Eleições 2020 pelo número 0800 640 8400.

Justificativa

Eleitores que estiverem fora de seus domicílios eleitorais no dia de votação precisam justificar a ausência. Neste ano, as justificativas poderão ser feitas também pelo aplicativo e-título nas votações de 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno), até 60 dias após cada pleito, por meio dos celulares e tablets. 

Quem não tiver acesso ao smartphone ou tiver dificuldade com em justificar no App pode procurar qualquer seção eleitoral para ser orientado.

O que levar no dia da votação?

O eleitor deverá ir de máscara, levar documento pessoal com foto (RG ou CNH), uma caneta azul para assinatura, pois não poderá compartilhar o objeto, e o título de eleitor ou o E-título (não obrigatório). Quem não tiver o título de eleitor, mas apresentar documento com foto poderá votar normalmente.

Em quem votar?

Ainda não escolheu o seu candidato, ou não sabe o número dele? Acesse o link e confira todos os nomes disponíveis para candidato a prefeito, vice e vereador em Paranavaí. Clique aqui.

Cola Eleitoral

A Justiça eleitoral permite que eleitor leve papel para a cabine de votação. Estão proibidos celulares, câmeras e demais equipamentos eletrônicos.

Imprima a imagem abaixo, anote os números do seu candidato e leve sua colinha.




Fonte:

Deixe seu comentário