Portal da Cidade Paranavaí

Regularização

Termina nesta quinta-feira (6) prazo para justificativa eleitoral do 1° turno

Eleitor que não está quite com a Justiça Eleitoral está sujeito a uma série de sanções e impedimentos.

Publicado em 05/12/2018 às 00:21
Atualizado em

Para justificar, o eleitor pode comparecer ao seu Cartório Eleitoral ou fazer pela internet. (Foto: Reprodução)

Termina nesta quinta-feira (6) o prazo para o eleitor que não votou no primeiro turno das eleições 2018 fazer a justificativa eleitoral. Para os que se ausentaram no segundo turno, o prazo vai até 27 de dezembro.

Para justificar, o eleitor pode comparecer ao seu Cartório Eleitoral ou então acessar o Sistema Justifica, pela internet.

A solicitação de justificativa será submetida à análise do juiz eleitoral. Para isso, o eleitor precisa informar o motivo da ausência e anexar, de forma digital, o comprovante daquilo que foi relatado. Após a análise, o sistema informa por e-mail o eleitor sobre o deferimento ou não da justificativa.

O eleitor que não está quite com a Justiça Eleitoral está sujeito a uma série de sanções, como o impedimento de inscrever-se em concurso ou tomar posse em cargo público, obter passaporte ou carteira de identidade e renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino enquanto não regularizar a sua situação. Caso o eleitor deixe de votar e de justificar sua ausência à votação por três turnos consecutivos, o título é cancelado.

Serviço

O Cartório Eleitoral de Paranavaí fica na Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado, 3300, Jardim São Jorge. Telefone: (44) 3423-1669.

 

Fonte:

Deixe seu comentário