Portal da Cidade Paranavaí

20 de novembro

Solenidade marca homenagem à Personalidades Negras na Câmara Municipal

Discursos foram ressaltados por palavras de igualdade, oportunidade, vontade e fé. Veja quem foram os homenageados (as).

Publicado em 21/11/2019 às 08:39
Atualizado em

(Foto: Câmara Municipal)

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, a Câmara de Paranavaí e a Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial (Anpir), realizaram na segunda-feira (18) a entrega dos diplomas Personalidades Negras.

A homenagem reforça o reconhecimento da contribuição da igualdade racial e valorização da população negra mediante a atuação dos homenageados na sociedade: Adriele de Souza da Silva, Marcela Souza da Cruz, Maria Aparecida dos Santos de Souza, Nivaldo Aparecido da Rocha e Roberto do Carmo de Souza.

“Esta luta não é só minha. A sociedade precisa ter a consciência de ser uma sociedade antirracista,  que oportunize para que as pessoas tenham espaço: espaço na universidade, espaço na Câmara, espaço nos conselhos, espaço nos movimentos sociais. Nós precisamos de oportunidade”. (Adriele de Souza da Silva)  

“Desde pequena eu queria entrevistar as pessoas, estar na TV. Hoje eu faço isso e é só a realização do meu próprio sonho. Faça isso, seja a realização do seu sonho. Independente de onde você está, da família que você tem, da sua cor e o que as pessoas falam. Os outros são só os outros e você é o que você quer ser”. (Marcela Souza da Cruz) 

“Hoje nós temos na direção de um colégio com 1190 alunos uma negra que fez, tem feito e fará a diferença na nossa família Silvio Vidal e no nosso bairro, o Jardim São Jorge. [...] um colégio que tem a segunda melhor nota do Enem, que tem o melhor aluno das Olimpíadas Brasileiras de Matemática, [...] Por isso eu digo: Ame e aceite quem você é. [...] Não é uma cor que vai fazer você parar, é o que esta dentro de você, a sua fé, a sua vontade”. (Maria Aparecida (Cidinha) dos Santos de Souza)

“Gostaria primeiramente de agradecer a Deus, [...] a minha esposa Maria Júlia, minha família [...], aos vereadores [...] e a Anpir, da qual faço parte, que também me acolheu e me incluiu no grupo de pessoas valorosas [...] Como foi dito aqui, todos nós temos uma história de vida, cada qual fez a sua história, deixou o seu legado e estamos aqui hoje recebendo essa homenagem [...] Deus abençoe a todos. Muito obrigado”. (Nivaldo Aparecido da Rocha)

“Nosso povo, nossos descendentes quando foram trazidos da África para o Brasil eram os melhores escravos. Eram nobres, príncipes e os mais fortes. Então somos um povo forte, temos sangue azul na veia [...] Fomos escolhidos para estar aqui no Brasil e fazer um Brasil mais forte, mais nobre e melhor”. (Roberto do Carmo de Souza)

Fonte:

Deixe seu comentário