Portal da Cidade Paranavaí

Política

Sociedade Civil Organizada de Paranavaí entrega propostas a candidatos da região

Documento foi registrado em cartório e entregue na manhã desta quinta-feira (13). Veja quais são as propostas.

Publicado em 14/09/2018 às 05:40
Atualizado em

O ato contou com a presença de candidatos à Câmara Federal e Assembleia Legislativa. (Foto: Divulgação)

“Se nós nos organizarmos bem podemos atingir objetivos que entendemos ser os melhores para a região. Mas, se trabalharmos desorganizadamente, como entendemos que foi feito nas últimas décadas, nós não teremos a oportunidade de promover ações que tragam o desenvolvimento que todos nós queremos”.

A afirmação é do presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Ivo Pierin Júnior e foi feita na manhã desta quinta-feira (13), durante a apresentação pelas entidades que formam a chamada Sociedade Civil de Paranavaí e Região das “propostas impactantes para a verdadeira transformação da região do extremo noroeste do Paraná” aos candidatos a deputado estadual e federal. Ele destacou a importância de ações organizadas para enfrentar o que considera um dos problemas mais graves da região: a baixa densidade eleitoral e, por consequência, o pequeno colégio eleitoral, o que não desperta o interesse ou a prioridade dos políticos.

Pierin Júnior disse que as propostas apresentadas são fruto do entendimento que elas devem ter cunho e interesse regional, sem interesse partidário. “Nós entendemos que não podemos ter estas propostas como de um político só, mas uma proposta da região. Por que? Porque as vezes se torna bandeira de um só político e aí outros podem trabalhar de maneira contrária. Se for uma bandeira nossa temos como trabalhar isso, convencer todos a lutar pelo desenvolvimento regional”, advertiu.

O presidente do Sindicato Rural, que foi o anfitrião e presidiu o ato, disse que as propostas apresentadas “não se encerram em si” e que a relação “pode ser acrescida de outras com esse condão de ser propostas da região, propostas que visam o desenvolvimento”. Ele reforçou que o documento com as propostas, que foi registrado em cartório e entregue aos candidatos “não é de nenhum político, não tem cunho partidário – é apenas uma forma de estabelecer metas para o desenvolvimento da região. A região vem se transformando, vem aproveitando as oportunidades, mas nós, organizadamente, podemos acelerar este processo”, finalizou ele.

O ato contou com a presença de candidatos à Câmara Federal e Assembleia Legislativa.  Alguns deles mandaram representantes. Os candidatos a deputado federal Rogério Lorenzetti e Luiz Escarmanhani estiveram presentes. Já Valdemar Delatorre, Luciano Ducci, Hermes Parcianelo (Frangão) e Ricardo Barros mandaram representantes ao evento Dos candidatos a deputado estadual, Tião Medeiros foi representado, enquanto que Maurício Gehlen, Roberto Cauneto Pó Royal e Eduardo Pasquini estiveram presentes.

PROPOSTAS – Um dos coordenadores da Sociedade Civil, Demerval Silvestre lembrou que a união local e regional, com o apoio das lideranças políticas, empresariais, sindicais e comunitárias, já trouxeram benefícios à região. Citou como exemplo a duplicação da rodovia BR-376, entre Nova Esperança e Paranavaí, a implantação do Curso de Direito na Unespar e a instalação da Reitoria da Unespar em Paranavaí.

As propostas foram apresentadas por Edilson Avelar, Edwirge Vieira Franco, Antônio Rodrigues Varela e José Barbosa Dias Junior. Ao iniciar a apresentação, Avelar disse que são propostas “ousadas e impactantes” que propõem a transformação da região. “Nenhuma proposta é individualizada, elas buscam o desenvolvimento regional” e visam especialmente gerar renda para a população.

As propostas apresentadas – e que receberam o compromisso dos candidatos de encampá-las – são as seguintes:

- Duplicação da BR-376 entre Paranavaí e Taquarussu (MS)

- Implantação do Curso de Medicina em Paranavaí

- Instalação de uma Delegacia da Polícia Federal

- Instalação de uma usina tipo subestação de energia fotovoltaica para atrair indústrias e levar energia barata ao campo impulsionando o agronegócio

- Incentivar a criação de cooperativas de energia solar fotovoltaica

- Isenção de ICMS da micro e mini geração de energia solar

- Apoio ao Plano Diretor para o Agronegócio (2019-1021), lançado pela FAEP, que beneficia a região

- Apoio aos micro empresários e micro empreendedores

- Implantação do Parque Tecnológico de Agroinovação de Paranavaí

- Retomada do plano de desenvolvimento do setor sucroenergético

- Construção de sede própria para a Reitoria da Unespar

- Apoio à Associação das Indústrias de Metais Sanitário de Loanda e Região – infraestrutura, incentivos fiscais e qualificação de mão de obra

- Implantação de ramal ferroviário até Paranavaí

- Ampliação das instalações e dos recursos humanos do campus de Paranavaí do Instituto Federal do Paraná.

Fonte:

Deixe seu comentário