Portal da Cidade Paranavaí

Entrevista

Quero uma cidade, sobretudo, humana, que dê dignidade à população, diz Demerval

Demerval Silvestre é o terceiro candidato a prefeito entrevistado na série do Portal da Cidade. Ele falou um pouco sobre seus projetos e planos de governo

Publicado em 30/10/2020 às 07:43
Atualizado em

Demerval Silvestre tem como vice a servidora Pública Ieda. (Foto: Assessoria de Imprensa/ Demerval Silvestre)

Demerval Silvestre (PSC) tem 64 anos e é natural de Paranavaí. Ele é produtor rural e coordenador da Sociedade Civil de Paranavaí. Na cidade já foi vereador e secretário de agricultura. 

Ele tem como vice Yeda Santos, servidora pública municipal, de 55 anos, natural de Cidade Gaúcha.

Em entrevista ao Portal da Cidade Demerval falou um pouco sobre seus projetos e propostas para saúde, educação, lazer, segurança, economia e outros temas relevantes. 

1 – Por que você resolveu se candidatar a prefeito de Paranavaí?

Com muita honra, sou um dos idealizadores da Sociedade Civil Organizada, uma entidade que reúne mais de 120 representações, entre lideranças e instituições. Fazemos este trabalho de forma voluntária, apenas por amor a Paranavaí, pelo desenvolvimento da cidade e da região.

Ultimamente começamos a perceber que muita coisa não avançava, apesar de todos os esforços dos voluntários, porque faltava vontade política e havia até um certo ciúme. A gente trabalha de graça para os políticos e eles não se movimentam temendo que quiséssemos ocupar o lugar deles.

A situação chegou a um ponto que entendemos que havia a necessidade de ocupar um espaço político para que o trabalho que estamos desenvolvendo na Sociedade Civil tivesse maior celeridade, que, ao invés de ter os políticos como um entrave, passassem a ser um aliado verdadeiro.

Conversamos com outros coordenadores e acabei sendo indicado para ocupar este espaço político que está fazendo falta a este processo que defendemos, que é a união de todos pelo bem de Paranavaí e não empecilho para podar o surgimento de novas lideranças. Isto não ajuda em nada a cidade.

2 - Quais são suas principais propostas em relação à:  

- Educação

Entendemos que o melhor modelo de ensino é o do tempo integral, quando as crianças fazem suas atividades escolares num turno e noutro participa de atividades esportivas, recreativas, culturais, enfim, tenha uma ocupação sadia, que ajuda na formação de caráter. Então, a escola de tempo integral será nossa prioridade.

Mas uma escola não vai funcionar bem se não houver um ambiente agradável e professores satisfeitos. Por isso, queremos escolas climatizadas. Paranavaí é uma cidade quente e não tem como as crianças ficarem em salas de aula sem um mínimo de conforto. Tem escola que já tem o ar condicionado, mas a rede de energia elétrica não suporta a carga. Isso é um absurdo. Temos que resolver isso.

E também precisamos de professores valorizados, bem remunerados, com boas condições de trabalho. O professor é a viga mestra da Educação e tem que ser respeitado pelos alunos, seus pais, colegas e também pela administração municipal. Isto é ponto pacífico.

Outra ideia nossa é, ainda na rede municipal, as crianças começarem a ter contato com outros idiomas. Mais de um idioma estrangeiro, o inglês e o espanhol, por exemplo. Alguns municípios já têm ensino trilíngue, e num mundo globalizado considero o ensino de idiomas essencial e a criança deve começar a ter este contato logo cedo.

- Saúde 

A saúde é um dos pontos mais sensíveis da população. Nesta campanha percorremos a cidade toda e em todos os lugares têm reclamação nesta área, especialmente no que se refere à demora por exames e consultas especializadas. Não é uma demora de semanas, mas na maioria das vezes de meses e até dois anos. Um absurdo. Vamos ter que fazer uma força tarefa e buscar soluções para o problema de filas na saúde, temos que detectar os gargalos e encontrar soluções para fazer a fila andar.

Neste processo de agilização no atendimento à saúde, existem experiências exitosas de marcação de consulta por aplicativo de internet. Precisamos, urgentemente, informatizar toda a rede de atendimento à saúde.

Na área da saúde também já anunciamos e foi muito bem recebido pela comunidade o funcionamento da Farmácia Municipal 24 horas. Não pode o cidadão sair de uma consulta ou um atendimento de urgência e não ter onde buscar o medicamento ou mesmo perder mais um dia de trabalho para ir à farmácia municipal. Este problema vamos resolver em nosso governo.

O nosso desejo maior, no entanto, não é atender bem os doentes, mas não deixar as pessoas adoecerem. Por isso, vamos investir pesado na medicina preventiva e vamos fazer um trabalho transversal na administração, de forma que outras secretarias atuem na prevenção à doença, como a Secretaria de Esportes e Lazer e a de Assistência Social. Hábitos alimentares e atividades físicas, por exemplo, podem ajudar bastante na medicina preventiva.

- Meio Ambiente 

No que se refere ao meio ambiente, precisamos realizar com urgência um plano de rearborização. Nossa cidade é muito quente. Mas ainda assim, até por ignorância, muitas árvores foram erradicadas desnecessariamente. Outras foram cortadas e arrancadas por serem de espécies inadequadas para os locais onde foram plantadas.

Então, este plano tem que prever quais as melhores espécies para serem plantadas em determinados bairros e regiões da cidade.

Só que meio ambiente é uma questão de cultura, de informação. Por isso, queremos implantar nas escolas municipais uma ação de conscientização e até uma disciplina de educação ambiental. Este é o caminho para proteger o meio ambiente.

- Infraestrutura 

No que se refere à infraestrutura, me preocupa muito as questões relacionadas ao trânsito, que vão desde a qualidade dos pontos e dos ônibus do transporte coletivo e a falta de semáforos para pedestres em vários cruzamentos da cidade, como a confluência da Rua Marechal Cândido Rondon, Avenida Getúlio Vargas e Avenida Paraná.

Não é só isso, a sinalização de Paranavaí praticamente não existe. Motoristas de outras cidades têm grande dificuldade em dirigir em Paranavaí. Temos que fazer uma sinalização moderna e eficiente.

Considero também a necessidade de fazer uma reavaliação do sistema binário: precisamos saber se ele continua funcionando ou se já está capengando. Para isso, vamos ter que falar com engenheiros especialistas em trânsito. O número de carros, motos e camionetes cresceu muito e a chamada “caixa” da rua, o espaço por onde trafegam os veículos, continua o mesmo, o que dificulta o fluxo.

- Esporte e lazer

Este é um setor bem interessante. Temos poucos espaços para esportes. As associações de moradores, que tinham seus campos de futebol, por exemplo, foram desestimuladas, seus diretores criminalizados, e o resultado foi o abandono. Temos que reverter esta situação.

E será com o apoio das associações de moradores, que voltaremos aos bairros com as escolinhas de esportes e artes.

A população não deseja grandes obras, mas espaços para poder ter lazer. No Jardim São Jorge, por exemplo, me pediram um local adequado para empinar pipas, um “pipódromo”. Por que não? Vamos atender sim.

Mas a minha principal proposta para esta área é a construção de um balneário de água doce as margens do Rio Paranapanema. Temos um enorme potencial ali de lazer e até de ser um ponto turístico. Temos que explorar nossas belezas naturais, dar lazer à população e até gerar renda com o turismo.

- Segurança

Já temos um modelo para seguir sobre a questão de segurança pública. Temos que unir esforços para dar tranquilidade à população. Como todos sabem, a segurança é uma obrigação do Governo do Estado, mas não vamos cruzar os braços.

Temos que otimizar as nossas forças. Por isso, vamos criar um Centro Integrado de Monitoramento e formar parcerias envolvendo a Guarda Municipal, Ditran, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e as polícias rodoviária Estadual e Federal. Esta é uma proposta ousada, mas que dá bons resultados.

Nesta mesma linha, voltaremos com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, o GGI-M, que prevê o entrosamento de todas as forças de segurança, que, sabe-se lá porque razões, foi desativada na atual gestão.

De nossa parte, vamos envidar todos os esforços para garantir a proteção da população e do patrimônio público e privado.

- Economia e geração de empregos

Este deverá ser um dos grandes desafios dos novos prefeitos, que vão enfrentar o período pós-pandemia do coronavírus Covid-19. Mas estamos preparados para isso. E o nosso enfrentamento ao impacto econômico da pandemia será apoiando as empresas locais a se ampliar e gerar novos empregos. Vamos adotar uma política de incentivo ao empresariado local, que já conhece a cidade e sabe como fazer para gerar emprego e só não amplia suas atividades, muitas vezes, por falta de apoio.

Temos que tornar nosso comércio forte e pujante, para atrair os consumidores da região e evitar a evasão de compradores para outros centros. Em datas especiais, como Natal, Dia das Mães. Dia das Crianças etc, a Prefeitura tem que estar ao lado dos comerciantes para deixar a cidade bonita e atraente.

Além disso temos que incentivar a nossa principal vocação: a agroindústria. O poder público tem a obrigação de apoiar estas empresas.


3 - De onde sairão os recursos para colocar em prática suas propostas?

Um dos primeiros atos nosso como prefeito será realizar uma auditoria nas contas da Prefeitura. Não se trata de caça às bruxas. Mas de saber exatamente onde pode ser economizado. Desconfio que a redução de cargos comissionados é um bom começo para reduzir custos.

Assim como temos estimulado na Sociedade Civil, a Prefeitura terá sua usina de energia solar. Não tenho dúvidas de que vamos economizar muito com energia elétrica e este recurso será utilizado nas áreas prioritárias.

De outro lado, temos que buscar fontes de captação de recursos. Temos que apresentar projetos junto ao Governo do Estado e Governo Federal para termos financiamento de obras. Atualmente Paranavaí é uma grande pobreza de projetos. Discute-se muito e age-se pouco. Os benefícios não caem do céu. É preciso apresentar projetos.

Além disso, o prefeito tem que ter articulação política. E articulação não é ficar ofendendo adversários e falando bem de aliados. É muito mais que isso. É ter trânsitos com deputados, ministros, secretários de Estado, governador, com os prefeitos da região. E isso, de certa forma, já estamos fazendo mesmo sem ser prefeito.

4 – Qual setor será sua prioridade se for eleito?

Sem nenhuma dúvida a geração de empregos. Paranavaí tem quatro instituições de ensino superior e entidades importantes de formação de mão de obra. E não podemos ser exportadores de mão de obra qualificada. Temos que manter nossos jovens aqui com salários atraentes e isto só vai acontecer com uma política séria de aquecimento da economia.

Com isso, pessoas da região também serão atraídas para Paranavaí e desta forma atingiremos os 100 mil habitantes. Com esta população a cidade atinge um outro status e entra em outro ritmo de crescimento, muito mais acelerado

5 - Quais são os seus planos para a comunicação no município e como será a relação da prefeitura com a imprensa?

De absoluto respeito e parceria. A imprensa é essencial e ela não pode ser agredida, ameaçada, pressionada, desrespeitada e ser alvo de xingamentos e ofensas porque não atende interesses, muitas vezes inconfessáveis dos governantes.

A imprensa pode e deve ser parceira, sem perder sua imparcialidade. Os veículos de comunicação são fundamentais para campanhas sanitárias, educacionais, de esclarecimento e de orientação.

Não queremos uma imprensa chapa branca, porque isso é tirar a essência dos veículos de comunicação. Queremos uma imprensa alerta e atenta. Até porque, isto ajuda o governante a corrigir eventuais desvios de percurso.

Na minha gestão, não haverá perseguição, haverá respeito.

6 – Por que o eleitor de Paranavaí deve votar em você?

Porque não tenho um projeto pessoal, porque quero o bem comum, porque quero uma cidade sobretudo humana, que dê dignidade à sua população.

Nosso foco serão sempre as pessoas. E por isso que vamos realizar a gestão compartilhada, que nada mais é que pessoas pensando no futuro de pessoas. O prefeito não é o sabe-tudo. Ele precisa de pessoas para ajudar na gestão do município.

A sociedade organizada, que é cada um dos moradores da cidade, vai estar representada e participando da gestão. Acho que isso são bons motivos para votar no 20. Nós queremos e, com a ajuda do eleitor, vamos mudar esta cidade, mas para melhor, bem melhor, uma cidade que volte a sorrir, sem ódio, sem agressões. Tudo será feito por amor à nossa gente.

Clique aqui e leia a proposta de governo do candidato.

Fonte:

Deixe seu comentário