Portal da Cidade Paranavaí

Entrevista

"Quero ser prefeito para transformar para melhor a vida das pessoas", diz Cesar

César Alexandre (PT) iniciou na militância aos 14 anos. Já foi vereador e diz que conhece de perto as necessidades da população. Confira a entrevista

Publicado em 29/10/2020 às 07:49
Atualizado em

"Eu conheço a dor do povo, porque sou um homem do povo, sou um trabalhador como a grande maioria da população de Paranavaí", afirma César. (Foto: Assessoria de Imprensa/ Cesar Alexandre)

Cesar Alexandre (PT) tem 54 anos e é natural de Paranavaí. Ele é doutor em ciências sociais, já foi vereador, em 2004 e candidato a prefeito em 2008 e 2012. Também trabalhou por 32 anos na Copel.

Ele tem como vice a professora Elvira, de 60 anos, natural da cidade de Manoel Ribas.

Em entrevista ao Portal da Cidade ele falou um pouco sobre seus projetos e propostas para saúde, educação, lazer, segurança, economia e outros temas relevantes. Confira!

1 – Por que você resolveu se candidatar a prefeito de Paranavaí? 

Comecei minha militância muito cedo. Aos 14 anos entrei para a Pastoral da Juventude e lá meu desejo de um mundo diferente, em que todos e todas tivessem seus direitos respeitados, que fossem incluídos socialmente se fortaleceu e encontrei outros que pensavam igual a mim. Aos 20 anos me filiei ao Partido dos Trabalhadores (PT), no qual estou até hoje. Minha filiação a um partido se deu porque entendi que é pelos meios políticos que o sonho do menino de um mundo melhor pode se concretizar.

Em 2004 fui eleito vereador e na Câmara consegui realizar vários projetos, um dos principais foi a conquista do Instituto Federal do Paraná (IFPR) para a cidade de Paranavaí. Foi um período muito produtivo, mas percebi que, como vereador, tinha algumas limitações para transformar nossa cidade. Assim, em 2008 me candidatei a prefeito, não sendo eleito na ocasião. Em 2012 me candidatei novamente, tendo alcançado 45% dos votos dos cidadãos e cidadãs de Paranavaí.

Agora, em 2020, coloco meu nome novamente à disposição daqueles que, assim como eu, sonham com uma Paranavaí que merece mais educação, saúde, segurança, emprego e, acima de tudo, esperança. Não é por que, mas para que quero ser prefeito. Eu quero ser prefeito para transformar para melhor a vida das pessoas de nossa cidade. Conheço de perto a dor de uma mãe que não pode dar um pão ao filho com fome, conheço a dificuldade de não se ter um emprego, um salário digno para cuidar da família, a incerteza do futuro, a dificuldade de não se ter um atendimento médico rápido e adequado quando estamos doentes. Eu conheço a dor do povo, porque sou um homem do povo, sou um trabalhador como a grande maioria da população de Paranavaí.

2 - Quais são suas principais propostas em relação à:  

- Educação

Paranavaí merece mais Educação. A transformação de Paranavaí em uma cidade Educadora é uma das prioridades de nosso Programa de Governo. Articular esforços e investimentos para trabalhar a cidade como um grande espaço educativo, que valorize não apenas as instituições de ensino, mas as pessoas que educam, aprendem e se reeducam, num constante movimento e formação de valores de igualdade, democracia, cidadania, solidariedade humana, visando construir uma cidade acolhedora, inclusiva e de oportunidades onde a justiça social seja sua marca principal. Para isso, destacamos três das principais propostas para a educação: 

1 - Adequar o número de profissionais e a estrutura física das escolas de tempo integral existentes; implantar o turno alternativo nas demais pela integração das ações das áreas de educação, cultura e esporte, ocupando o tempo livre dos alunos e dificultando a ação da marginalidade sobre eles.

2 - Ofertar às crianças, filhos de mães trabalhadores, uma “colônia de férias”, desenvolvida por profissionais específicos (estagiários especializados das universidades e demais profissionais), contratados para este fim e que desenvolverão atividades culturais, esportivas, recreativas, além de reforço escolar.

3 - Assegurar a valorização profissional por meio de uma revisão coletiva, transparente e democrática do Plano de Cargo, Carreira e Salários do Magistério Municipal, com a garantia de debate permanente com a representação sindical da categoria, de formação profissional constante e com condições adequadas de trabalho, de modo a possibilitar que os profissionais da educação, percebendo a valorização e trabalhando motivados, impulsionem a melhoria da qualidade de ensino. 

- Saúde  

Paranavaí merece mais Saúde . Na Paranavaí Mais Saudável serão priorizadas as ações de Promoção da Saúde de modo a constituir uma efetiva política de promoção da saúde, com a implantação de uma política transversal, integrada e intersetorial, construindo redes de compromissos e corresponsabilidade quanto à qualidade de vida da população, rompendo a fragmentação do processo saúde-doença e atuando nas vulnerabilidades e nos determinantes e condicionantes da saúde.

Envolve ações de alimentação saudável, controle do tabagismo, álcool e outras drogas, prática de atividade física, prevenção da violência e desenvolvimento sustentável. Nossas principais propostas para a saúde são: a construção do Hospital Municipal com recursos federais das emendas impositivas dos deputados federais do PT e demais deputados parceiros de Paranavaí. A manutenção do Hospital se dará com recursos do corte de metade dos cargos comissionados e de áreas secundárias, como comunicação, além de recursos federais pagos pelos serviços prestados pelo hospital.

Contratação de consultas e exames de especialidades para zerar a demanda reprimida nas UBS’s. Implantação de uma Central de Agendamentos de consultas especializadas e exames, humanizando e agilizando o atendimento. Após ser consultado, o paciente terá previamente agendado seu exame e a sua reconsulta. Reestruturação física e de pessoal dos postos de saúde, de forma a redefinir as áreas de cobertura, ampliar o atendimento nas áreas de ginecologia, pediatria e geriatria, buscando humanizar o atendimento e melhorar as condições de trabalho de todos os profissionais de saúde da UBS.  

- Meio Ambiente 

Paranavaí merece mais Qualidade de Vida . A qualidade de vida da população está intimamente ligada aos cuidados com o meio ambiente. Sendo assim, é preciso olhar para a cidade como um grande espaço de convivência harmônica com a natureza, com o desenvolvimento sustentável, com os indivíduos que vivem nesse espaço.

Faz-se urgente, para garantir esse equilíbrio, a reestruturação do Conselho Municipal do Meio Ambiente, fortalecendo sua atuação na definição de políticas ambientais de nossa cidade com local apropriado para reuniões, bem como disponibilizar dotação orçamentária e infraestrutura para sua manutenção. Além disso, é urgente a conservação e ampliação das áreas verdes com vistas à recuperação de espaços degradados que sirvam de lazer, melhoria da qualidade do ar, da água e do solo. Que possam ter funções estéticas e venham abrigar espaços para manifestações culturais, educativas, esportivas e científicas.

É necessário também criar planos orientados de arborização dos novos bairros, adequação de podas e manutenção e/ou substituição da antiga arborização dentro de critérios técnicos, a partir de um levantamento da atual situação da arborização urbana, com um planejamento imediato, para a troca das espécies não saudáveis ou com risco de queda.

Pensando na qualidade de vida das pessoas de Paranavaí, são nossas principais propostas: Revitalização dos fundos de vale, nascentes, áreas verdes nos bairros e distritos de Paranavaí, através da criação de áreas de lazer e de atividade física. Estimular as práticas de redução, triagem, reciclagem e reutilização de resíduos sólidos, bem como a organização do mercado de recicláveis e o fomento à geração de emprego e renda, estimulando a organização de associações comunitárias e cooperativas de catadores. Estimular e apoiar parcerias e iniciativas próprias da comunidade para a requalificação ambiental de áreas públicas e privadas, incentivando a prática da conservação. 

- Infraestrutura 

Paranavaí merece mais infraestrutura . A infraestrutura é uma área essencial para o desenvolvimento socioeconômico de uma cidade. Ela envolve diversos serviços, como o saneamento, transporte, energia, comunicação, todos contribuindo para o progresso e evolução do município. Cuidar da infraestrutura da cidade deve ser uma das prioridades do prefeito, pois assim pode criar melhores condições de vida para a sociedade, além de ser um gerador de emprego e renda.

Nossas principais propostas: o debate e deliberação da aplicação de recursos específicos, destinados ao bairro, originários principalmente do IPTU. O prefeito e secretários participarão junto com a população dos debates e das reuniões deliberativas nos bairros e distritos. Realização mensal de reunião do prefeito com lideranças comunitárias, religiosas, ex-prefeitos, instituições do terceiro setor, conselhos municipais, sindicatos, partidos políticos para pensar juntos o futuro de Paranavaí. Disponibilização de um novo “aplicativo” público que permita o registro de reclamações e solicitações dos contribuintes, com a possibilidade de anexar fotos e documentos. Além disso, ele permitirá ao usuário e ao gestor público acompanhar o andamento do protocolo, com prazo determinado para solução. Adequação da Secretaria de Infraestrutura nos moldes do antigo SERPAVI, com diminuição das terceirizações das manutenções do asfalto, garantindo a qualidade das vias urbanas e rurais da cidade de Paranavaí.  

- Esporte e lazer 

Paranavaí merece mais Esporte e Lazer . É de responsabilidade do Município oferecer desporto e lazer à população, sobretudo aos munícipes de baixa renda, que não têm condições de se associar aos clubes privados. Isso exige tanto a democratização dos espaços quanto o fomento de eventos populares.

Nosso Plano de Governo apresenta prioridades para o estímulo às práticas desportivas em todas as etapas da vida como forma de integração social e promoção da saúde, com o fortalecimento e apoio ao esporte escolar, comunitário, de base e o de rendimento.

Nossas principais propostas para essa área são: Parceria com os atletas, entidades esportivas (associações, federações, clubes e ligas) e toda a sociedade civil organizada; construção e ampliação da infra-estrutura esportiva e de lazer, na forma de clubes comunitários e centros de convivência, nas principais regiões da cidade, em especial as mais distantes do centro, de forma a efetivar festivais, torneios e campeonatos inter-bairros. Implantar projeto nos parques e praças, promovendo oficinas e aulas das diferentes manifestações culturais e esportivas e construindo pistas para caminhada, parque infantil, áreas para atividades corporais ao ar livre e formação da comunidade, além de quadras e campos esportivos. Construir áreas recreativas e esportivas nas regiões de vulnerabilidade social do município, como praças com quadras poliesportivas, campo de futebol, pistas de corrida e de skate, área de ginástica, adequados a todas as idades. Construção de “anel de ciclovias” que interligue a maioria dos bairros entre si e ao centro, de forma que os ciclistas possam se exercitar e trabalhar de forma segura, além da instalação de “bicicletários” em pontos estratégicos da cidade. 

- Segurança  

Paranavaí merece mais Segurança . A Segurança Pública permite que os cidadãos e cidadãs usufruam de seus direitos, além de cumprirem com seus deveres. Não pode ser pensada apenas como política de repressão, mas antes sim como um conjunto de medidas de prevenção e aplicação da justiça, na defesa da vida e da integridade da cidade.

A Segurança Pública passa, também, necessariamente, pela valorização dos profissionais que nela atuam. Essa valorização vai desde as questões salariais até a formação, passando também pelo fornecimento de equipamentos e tecnologia.

São nossas principais propostas: Reestruturação e ampliação da Guarda Municipal, de forma a possibilitar a prevenção da segurança e o efetivo combate à criminalidade, com presença contínua nos bairros e distritos municipais. Reestruturar e fortalecer o Conselho Comunitário de Segurança Pública como espaço privilegiado e democrático de construção de soluções para uma Paranavaí Segura. Estabelecer um Plano Municipal de Segurança, elaborado com a participação de representantes dos diversos segmentos da sociedade, assim como entidades e órgãos públicos ligados à segurança pública. Desenvolver projeto que capacite mulheres que atuam em locais de maior risco de criminalidade, visando à reintegração de crianças e adolescentes com maior grau de vulnerabilidade. Total apoio à Rede de Proteção às famílias em vulnerabilidade social através do fortalecimento dos diversos equipamentos municipais que fazem parte da Rede. 

- Economia e geração de empregos 

Instituiremos um Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Cadeias Produtivas locais, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento das cadeias de mandioca, laranja, pecuária, entre outras correspondentes às vocações econômicas do município.

Para tanto formulamos um conjunto de propostas para o Desenvolvimento Econômico Sustentável, Territorial, Urbano, com Geração de Emprego/Trabalho e Renda, fortalecendo o Comércio, o Setor de Serviços Locais, a Indústria, a Agricultura e o Desenvolvimento Rural, em particular a Economia Solidária, a agroindústria, as Micro, Pequenas e Médias Empresas e estimulando o uso da Ciência e Tecnologia para o fortalecimento das cadeias produtivas e agregação de valor à nossa produção rural e estimulando o desenvolvimento de uma grande cadeia produtiva, como o Turismo.

Nossas principais propostas para a geração de emprego e renda são: Criação de frentes de trabalho para execução de serviços como: coleta de lixo, varrição, manutenção de estradas e ruas, etc (diminuição das terceirizações). Criar lei de incentivos fiscais, como desconto no IPTU, redução de taxas, etc, a empresários locais que criem novas vagas de emprego, com destaque ao “primeiro emprego”. Ofertar às novas empresas espaço físico sem a cobrança de aluguel por um período de 3 a 5 anos, de acordo com a atividade desenvolvida e o número de empregos gerados (prédio do antigo IBC). Criar equipe especializada para treinamento de jovens no uso das novas tecnologias no processo produtivo industrial, comercial e agrícola, em parceria com as instituições de ensino técnico e superior da cidade de Paranavaí. Criação de um grupo permanente de acompanhamento, revisão do Plano Diretor e desenvolvimento de políticas para atração de novos investimentos para Paranavaí. [...] A Secretaria de Agricultura Municipal dará apoio tecnológico e estrutural às iniciativas da agroecologia (hortas comunitárias) e da agricultura familiar, visando à geração de empregos nas pequenas propriedades e nas vilas rurais de Paranavaí e dos distritos. Criação de um espaço que comercialize os produtos locais e regionais originados, principalmente dos pequenos produtores rurais, artesãos e pequenos empresários locais (prédio do Antigo IBC). 


3 - De onde sairão os recursos para colocar em prática suas propostas?

É papel do prefeito fazer uma gestão dos recursos financeiros do município que obedeça a Lei de Responsabilidade Fiscal, os anseios da população e as necessidades do município. Nossas propostas são coerentes e exequíveis, pautadas na realidade financeira do município.

Além dos repasses oficiais (FPM, ICMS, etc), buscaremos recursos para execução desses projetos através de projetos federais e estaduais, bem como o corte de metade dos cargos comissionados da prefeitura de Paranavaí e ocupar os demais cargos preferencialmente com servidores de carreira. Além disso, temos uma relação muito estreita com os deputados estaduais e federais tanto do Partido dos Trabalhadores como de outros partidos que atuam na região noroeste e assim, por meio de emendas impositivas desses deputados, viabilizaremos recursos para obras, como a construção do Hospital Municipal, por exemplo.

Como entendemos que uma gestão precisa ser democrática e aberta ao diálogo, pretendemos estreitar nossa relação com o maior número de deputados independente do partido, com o governo estadual e federal para, assim, trazer cada vez mais avanços para Paranavaí.

4 – Qual setor será sua prioridade se for eleito?

As principais áreas a serem priorizadas em nosso governo serão a Saúde, o Emprego e a Segurança. Esses três eixos serão desenvolvidos através de projetos na área da Ação Social, da Educação, da Cultura, do Esporte, do Lazer, da Infraestrutura.

Não descuidaremos de nenhuma área, mas daremos uma prioridade à área de Saúde, especialmente com a viabilização da construção do Hospital Municipal, a criação de uma Central de Agendamentos de consultas e exames de especialidade, a reestruturação física, de pessoal e da área de atuação de cada UBS, garantindo os médicos necessários, especialmente pediatras, geriatras e ginecologistas. Paranavaí merece, e eu vou fazer, um Hospital Municipal, acabar com as filas para exames e especialidades, criar uma Central de Agendamentos, entre outros.

5 - Quais são os seus planos para a comunicação no município e como será a relação da prefeitura com a imprensa?

Uma gestão democrática, com diálogo aberto e constante com todos os segmentos do município, em especial com a imprensa, é nossa proposta de governo. A imprensa precisa ser vista como parceira da cidade, não como uma inimiga. São os órgãos de imprensa que permitem, tanto ao prefeito, quanto à população em geral, ter acesso a dados e informações que, muitas vezes, não chegariam até ele de uma forma rápida e precisa. Além de possibilitarem o desenvolvimento de campanhas educativas, tão necessárias, como o combate a Dengue, por exemplo .

6 – Por que o eleitor de Paranavaí deve votar em você? 

Não é por que, é para que. É para mudar para melhor a vida das pessoas, pois Paranavaí merece mais, mais Saúde, mais Emprego e mais Segurança. Por isso, peço aos eleitores e eleitoras de Paranavaí um voto de confiança. Peço que votem César Alexandre 13. Mereço esse voto porque sou o único candidato a defender a construção de um Hospital Municipal Público que vai dar condições de nossos pacientes serem internados decentemente e não de forma precária, como ocorre hoje, ficando dias na UPA internados indevidamente por falta de vagas.

Mereço seu voto porque vou priorizar a geração de emprego e renda, incentivando e apoiando os pequenos e microempreendedores, dando incentivos fiscais para que possam gerar novos postos de trabalho, porque vamos investir no pequeno produtor rural e nos vileiros, dando apoio técnico para que produzam e gerem mais empregos no campo. Preciso do seu voto para transformarmos Paranavaí numa cidade mais segura, com o aprimoramento da Guarda Municipal e sobretudo com investimentos nas áreas de Educação, Esporte e Cultura, nos bairros e distritos de Paranavaí.

Além disso, peço o voto porque estou preparado para governar Paranavaí, com três cursos superiores e um doutorado estou preparado academicamente, com 32 anos de serviços prestados à melhor Companhia de Energia do Brasil, aprendi como gerir a coisa pública e principalmente pela experiência de vida de quem nasceu, cresceu e vive até hoje em um bairro da periferia de Paranavaí, conheço sua realidade e sei o que precisa ser feito. Não fiz conchavo com partidos e pessoas para ganhar tempo de televisão, não prometi cargos a ninguém, não tenho compromisso com a velha política, travestida, muitas vezes, de novidade. O eleitor de Paranavaí, ao votar em mim, fará a melhor opção para termos uma Paranavaí mais inclusiva, que volte a ter mais esperança com mais saúde, mais trabalho e mais segurança.


Clique aqui e leia a proposta de governo do candidato.

Fonte:

Deixe seu comentário