Portal da Cidade Paranavaí

Mulher livre

Projeto de lei quer inserir mulheres vítimas de violência no mercado de trabalho

Documento busca criar o programa "Mulher Livre" para apoiar mulheres em situação de violência em Paranavaí por meio da geração de emprego e renda.

Publicado em 06/04/2022 às 14:47
Atualizado em

O documento é de autoria da vereadora Maria Clara Gomes (MDB) e deve passar por alguns procedimentos até que seja votado em uma sessão ordinária. (Foto: Câmara Municipal)

Um dos projetos de lei lidos na última sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (4), busca criar o programa "Mulher Livre" em Paranavaí. O objetivo é apoiar as mulheres em situação de violência doméstica e familiar por meio de geração de emprego e renda, facilitando a entrada delas no mercado de trabalho.

O documento é de autoria da vereadora Maria Clara Gomes (MDB) e deve passar por alguns procedimentos até que seja votado em uma sessão ordinária. "O programa vai desenvolver e fortalecer as ações voltadas à promoção da autonomia financeira de mulheres que estão sofrendo violência, proporcionando qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho", descreve o PL.


LEIA TAMBÉM

Estudante de Alto Paraná estrela documentário sobre intercambistas do Canadá


Além do objetivo principal, caso seja aprovado, o programa deve promover palestras de conscientização para melhorar o atendimento às vítimas de violência no setor público; mobilizar empresas para abrir vagas prioritárias para essas pessoas; incluir mulheres em situação de vulnerabilidade social em atividades ocupacionais remuneradas; entre outras ações.

vereadora @mariaclaragfb

Atenção para ELAS

A delegacia atendeu mais de 1,1 mil casos de violência contra a mulher em 2021. Embora sejam esses os números, sabemos que essa não é a realidade, pois muitas ainda não encontram forças para denunciar. Um dos fatores que contribui para esse ciclo é a dependência financeira do parceiro. Criei o projeto de lei para facilitar a inserção dessas vítimas no mercado de trabalho.

vereadora @mariaclaragfb

O PL ainda prevê a criação de um sistema específico para o cadastro e atualização de vagas de emprego destinado, exclusivamente, às mulheres que se enquadram no programa "Mulher Livre". Atualmente, Paranavaí tem 40 vítimas assistidas por equipes multidisciplinares, conforme dados do Centro de Referencia Especial de Assistência Social.

Fonte:

Deixe seu comentário