Portal da Cidade Paranavaí

Estatuto do servidor

Projeto de lei propõe licença maternidade para servidoras adotantes

“A ideia é que as mães adotantes tenham os mesmos direitos à licença maternidade das mães naturais", explica o secretário de administração, Márcio Assakawa

Publicado em 27/06/2021 às 23:12

O projeto de Lei nº 046/2021 propõe alterações na Lei Municipal nº 3.891/2012, o chamado Estatuto do Servidor. (Foto: Ilustrativa/Pixabay)

A Prefeitura de Paranavaí encaminhou para votação na Câmara Municipal uma proposição para os servidores públicos do município. O projeto de Lei nº 046/2021 propõe alterações na Lei Municipal nº 3.891/2012, o chamado Estatuto do Servidor.

A principal alteração proposta é com relação à licença maternidade para as servidoras que adotarem ou obtiverem guarda judicial para fins de adoção de crianças com até 8 anos de idade. “A ideia é que as mães adotantes tenham os mesmos direitos à licença maternidade das mães naturais. Se a alteração for aprovada, as mães adotantes também terão direito à licença de 180 dias (6 meses)”, explica o secretário de administração, Márcio Assakawa.


LEIA TAMBÉM

Secretária, operador de caixa e pedreiro: veja as demais vagas de emprego


As demais alterações propostas visam corrigir e adequar a aplicação de penalidades a servidores que forem alvos de processos administrativos. Além das alterações aos artigos e parágrafos já existentes, o município também propõe a inclusão de um artigo que propõe unicamente a possibilidade de digitalizar atos processuais e torná-los digitais; e de um parágrafo que visa garantir que os dependentes do servidor falecido possa receber os valores rescisórios, desde que esteja habilitado perante a autarquia previdenciária.

“O Projeto de Lei já foi encaminhado à Câmara Municipal e deve ser votado pelos vereadores nas próximas sessões ordinárias. A expectativa do município é de que as alterações e inclusões sejam aprovadas para o maior benefício dos servidores”, destaca Márcio.

Fonte:

Deixe seu comentário