Portal da Cidade Paranavaí

Política

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Paranavaí

Sessão foi transmitida pelo Facebook. Vereadores se reuniram na Câmara e o prefeito e o vice participaram de maneira remota

Publicado em 31/12/2020 às 23:52
Atualizado em

Por conta da pandemia, a sessão de posse não teve participação da comunidade nem de familiares dos vereadores. (Foto: Câmara Municipal)

Por conta do momento mundial de pandemia do Covid-19, a sessão de posse dos novos gestores de Paranavaí para os próximos quatro anos foi realizada nesta sexta-feira (1º) de maneira diferente. Os dez vereadores eleitos no último pleito de 15 de novembro de 2020 se reuniram na Câmara Municipal, com direito a apenas um acompanhante na Plenária, e a sessão especial foi transmitida ao vivo pelo Facebook. Para evitar aglomerações desnecessárias, o prefeito KIQ (reeleito) e o novo vice-prefeito, Pedro Baraldi, tomaram posse de maneira remota, participando da sessão on-line.

“Em razão da pandemia, o Governo do Estado impôs um limite de 10 pessoas em reuniões presenciais. Após deliberações do COE, para não gerar inconvenientes e respeitar a quantidade de vereadores eleitos para tomar posse presencial, optamos por justificar nossa ausência e acompanhar a transmissão ao vivo, tomando posse remotamente. Esperamos que logo possamos superar essa doença e fazer uma sessão à altura do que a nossa cidade merece. Quero dar os parabéns aos novos vereadores eleitos e aos que, graças ao bom trabalho, foram reeleitos. Ansiamos por um mandato profícuo, como já foi nossa gestão anterior, e reafirmamos que estamos aqui para servir à população 24 horas por dia e 7 dias por semana”, destacou o prefeito reeleito KIQ, no momento de sua posse. 

O novo vice-prefeito, Pedro Baraldi, enfatizou que “estamos aqui para continuar buscando alternativas para nossa cidade, todos juntos - prefeito, vice, vereadores e o nosso deputado estadual Tião Medeiros, que tanto tem feito por Paranavaí e toda a reigão. Queremos continuar pensando na qualidade de vida das pessoas, em maneiras de trazer melhorias em todas as áreas, mas especialmente na Saúde e no Lazer que, neste momento de pandemia, estão sendo tão importantes para a nossa população. Nós queremos trabalhar juntos e buscarmos fazer com que as pessoas amem, respeitem e valorizem a nossa cidade. Me coloquei à disposição para ajudar o prefeito KIQ e queremos fazer uma gestão diferente. Historicamente, a figura do vice está sempre ligada a uma substituição do prefeito em momentos específicos, mas nossa proposta é trabalhar juntos, fazer diferente. E, para isso, pedimos o apoio dos vereadores, que são os efetivos representantes da população. Meu desejo é que Deus continue nos protegendo e iluminando para fazer um bom trabalho voltado à população de Paranavaí”, reforçou.  

17ª Legislatura – A Sessão de Posse e Instalação da 17ª Legislatura de Paranavaí teve início às 9h e foi presidida pelo candidato eleito mais votado no último pleito, o vereador Roberto Cauneto Picoreli (Pó Royal – 1.611 votos). A Sessão foi convocada de acordo com a Lei Orgânica de Paranavaí para empossar os 10 vereadores que vão compor a Câmara Municipal na Legislatura de 2021 a 2024. 

Após a leitura texto bíblico de Números 6:22-27, feito pela vereadora Fernanda Zanatta, foi executado o Hino Nacional brasileiro. O vereador Pó Royal e os demais vereadores fizeram o juramento de cumprir a Constituição, as leis estaduais, a Lei Orgânica do Município e trabalhar pelo melhor interesse da população. Após a assinatura do Termo de Posse e Declaração de Bens, os 10 vereadores foram declarados empossados.  

Tomaram posse para a 17ª Legislatura da Câmara os vereadores: Amarildo Geraldo Costa; Antônio Valmir Trossini; Aparecida Silveira Gonçalves; Fernanda Maria Zanatta Eduarte de Souza; José Galvão; Josival Moreira da Silva; Luis Paulo Mendonça Hurtado; Luiz Aparecido da Silva; Leônidas Fávero Neto; e Roberto Cauneto Picorelli. Todos os vereadores fizeram suas considerações e agradecimentos durante a sessão. 

Depois do Compromisso de Posse dos vereadores, foi realizada a posse remota do prefeito reeleito KIQ e do novo vice-prefeito, Pedro Baraldi. Ambos comparecerão posteriormente à Câmara para a assinatura formal dos documentos de posse.  

Mesa Diretora para o biênio 2021/2022 – Após a Sessão de Posse e Instalação da 17ª Legislatura, foi realizada a eleição para a Mesa Diretora que vai conduzir os trabalhos da Câmara Municipal no biênio de 2021 e 2022. A eleição ocorreu por aclamação, tendo em visto a existência de candidatura única, e a chamada nominal dos vereadores para a votação foi dispensada. Sendo assim, foi eleita por unanimidade a Mesa Diretora integrada pelos vereadores: Leônidas Fávero Neto (presidente); Luis Paulo Hurtado (vice-presidente); Fernanda Zanatta (1ª secretária); e Cida Gonçalves (2ª secretária). 

Usando a palavra pela primeira vez como presidente da Câmara Municipal, o vereador Leônidas Fávero Neto afirmou: “Fomos eleitos para ser a reposta para os anseios da nossa comunidade. Porque quando o cidadão, principalmente aquele mais exposto às adversidades da vida, deposita o seu voto, ele está praticando um ato de fé. Porque ele acredita que nós teremos as respostas, as soluções, que permitiremos a ele e sua família um amanhã melhor. Esta é uma Casa de Leis aberta para receber pessoas que não têm mais para onde ir e, quando chegam aqui, devem encontrar uma orientação, uma direção, um esteio e uma rota para resolver os problemas que se apresentam. Isso não é assistencialismo, é humanidade. Não tem haver com a nossa função, mas sim com a nossa missão como pessoas: fazer o melhor pelo nosso mundo e transformá-lo em um lugar melhor”.

E complementou: “Precisamos entender que todos os projetos são importantes e cada um deve ser analisado como se fosse aquele que muda de fato a cidade. E as pessoas sempre estarão de olho. Nunca seremos unanimidade, mas a partir de agora deixamos de ser candidatos e passamos a ser efetivamente vereadores para agir pela nossa cidade, para recuperar o protagonismo da Câmara. Alcançar essa legitimidade é trabalho de cada um de nós. Se fizermos por merecê-la, tenho certeza de que Paranavaí irá reconhecer, frisou. 

Por fim, o novo presidente anunciou os nomes que ocuparão as principais funções de apoio à Mesa Diretora: Luciano Ricatto (Direção Geral da Câmara); Ademir Giandotti Júnior (Assessoria Jurídica); David Grandi (Chefe de Gabinete da Presidência); e Silvério Rohling (Diretoria Financeira).

Fonte:

Deixe seu comentário