Portal da Cidade Paranavaí

Segurança

Paranavaí passa a fazer parte da Rede integrada de informações da Segurança

O objetivo dos convênios é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando as guardas municipais ao sistema do Paraná.

Publicado em 13/08/2020 às 08:46
Atualizado em

Somente nesta semana, nove municípios aderiram ao Termo de Cooperação da Secretaria da Segurança Pública. (Foto: Guarda Municipal)

O Termo de Cooperação Técnica da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) e das guardas municipais já contempla 21 cidades paranaenses, entre elas, Paranavaí. O objetivo dos convênios é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando as guardas municipais ao sistema.

Somente nesta semana, nove municípios aderiram ao Termo de Cooperação da Secretaria da Segurança Pública, sendo um no Vale do Ivaí (Apucarana), dois dos Campos Gerais (Telêmaco Borba e Ponta Grossa), dois do Oeste (Cascavel e Foz do Iguaçu), três do Noroeste (Maringá, Umuarama e Paranavaí) e um do Litoral (Pontal do Paraná).

A partir destas aderências, a Sesp passa a acessar, também, as câmeras de monitoramento dos municípios. “Assim, se ocorre um crime em uma área monitorada, por exemplo, a investigação é muito mais fácil”, destacou o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

Além disso, os municípios ficam responsáveis por fornecer à secretaria a Base Cartográfica de suas cidades, com pontos de interesse para a pasta, assim como as notificações de agravo contra a mulher e a criança.

O termo permite que os guardas municipais acessem as informações de mandados gerais e da situação de veículos. Eles também passam a ter autorização para elaborar, consultar e editar relatórios do sistema de Boletim de Ocorrência Unificados (BOU), o mesmo já utilizado pela Polícia Militar e pela Polícia Civil em todo o estado.

Fonte:

Deixe seu comentário