Portal da Cidade Paranavaí

Município entrega nova UBS do Jardim Ouro Branco

Publicado em 22/12/2017 às 01:56

“Com relação a esta UBS, tenho consciência de que esta obra não é do prefeito KIQ, do vereador Leônidas, da secretária Andréia, ou de qualquer outra autoridade antes de nós. É só olhar a placa de inauguração. Nela consta apenas o nome do César, que é o homenageado. Porque quem pagou por isso aqui não foi o KIQ, nem a Andréia, nem os vereadores. O dinheiro não é nosso, mas sim do povo. Quem pagou por essa UBS foi o povo. Por isso, é apenas o nome do César que está lá, porque ele representa toda a comunidade de Paranavaí”, discursou o prefeito KIQ na manhã desta sexta-feira (22) durante a cerimônia de entrega da nova UBS do Jardim Ouro Branco.

A nova unidade de saúde leva o nome do menino Cesar Henrique de Lucena Penha e dará atendimento a mais de 9 mil pessoas que moram nos jardins Santos Dumont, Ibirapuera, Ouro Branco, Itaipu, Antigo Aeroporto, Guanabara, Vila Argus, Novo Ouro Branco, Oásis, Jardim das Nações e jardins Maravilha I e II. Para a construção da nova UBS foram investidos R$ 752.505,60 entre recursos repassados pelo Governo Federal e a contrapartida do município.

O atendimento será feito por duas equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família), somando dois médicos, duas enfermeiras, dois técnicos de enfermagem, quatorze Agentes Comunitários de Saúde (ACS), um Odontólogo e um Técnico de Higiene Bucal. A unidade ainda contará com mais um técnico de enfermagem da UBS, uma técnica de enfermagem responsável pela sala de vacina, três estagiários (dois de enfermagem e um administrativo) e uma auxiliar de serviços gerais.

Segundo a coordenadora da UBS, enfermeira Bruna Muller da Silva Ramos, “em 2013 nós tínhamos apenas uma equipe atuando na UBS Zona Leste. Em 2014 ganhamos mais uma equipe e, com isso, as dependências da unidade ficaram pequenas, além de ter aumentado muito o número de pacientes. Os nosso ACS ficavam em uma sala emprestada pela Guarda Mirim, não tínhamos sala de inalação, expurgo, era tudo improvisado. Este momento pra nós é de um sonho se tornando em realidade. A nova UBS Ouro Branco tem uma estrutura mais adequada, onde nós, funcionários, teremos mais conforto para trabalhar e os nossos pacientes serão melhor atendidos. Lembrando que uma equipe permanecerá aqui e outra, nos próximos meses, vai retornar para a nova UBS Zona Leste, localizada ao lado do CRAS. Só temos a agradecer a administração por este momento”, enfatizou.

Na avaliação do vereador e médico Leônidas Fávero Neto, “ter estrutura é importante, mas ter profissionais com atendimento humano na saúde é fundamental. É isso que faz diferença. Não adianta ter a UBS mais linda, mais estruturada, se os profissionais não transformarem isso em atendimento humanizado e carinho pela população que vem em procura de esperança. Só quem passa por um momento de dificuldade sabe o quanto um sorriso faz diferença, o quanto a boa vontade faz diferença. Hoje estamos aqui não só inaugurando mais uma obra, mas também oferecendo mais estrutura e melhor atendimento à população, e assim estamos avançando. Isso porque esta administração tem lutado para melhorar as coisas aqui em Paranavaí. Temos que acabar com aquela ideia de que ‘na outra cidade tem, então vamos mandar para lá’. Precisamos ter na nossa cidade a melhor qualidade na Saúde, na Educação, na Infraestrutura. E todos os dias as lideranças da cidade estão discutindo isto, buscando crescer, procurando fazer o melhor e cumprir a nossa missão de sermos servidores, de servir à população”, destacou.

A humanização do atendimento também é uma preocupação do prefeito KIQ. Para ele, “o acolhimento e a humanização no atendimento são fatores fundamentais no serviço público, principalmente na Saúde. Quando a população vem na UBS fragilizada, o maior anseio é por um atendimento de qualidade. É como ir a um restaurante. Se a comida estiver boa, mas o atendimento for ruim, qualquer um vai reclamar e não volta mais. Então o atendimento é muito mais importante até do que a resolutividade. Este prédio é composto basicamente de cimento e ferro. Mas quem vai fazer deste local uma verdadeira Unidade Básica de Saúde, são as pessoas que estão aqui trabalhando. Por isso eu peço ainda mais empenho da equipe. Sei o que cada um já trabalha, o quanto já sofreram para chegar até aqui. Na polícia a gente diz que quem dá a missão, dá os meios. A missão, cada profissional aqui já sabe qual é, e hoje nós estamos entregando os meios para executarem bem esta missão”, finalizou.

Homenagem – A nova UBS recebeu o nome do menino Cesar Henrique de Lucena Penha, que nasceu em 17 de abril de 1997 e faleceu em 1º de junho de 2001. Filho de Jesus Carlos Pereira da Penha e Lucélia Ferreira de Lucena Penha, o menino Cesar Henrique lutou pela vida e, mesmo vivendo poucos anos, marcou e influenciou a vida da família e das pessoas com quem conviveu.

“Pensamos em preparar um discurso oficial, mas o que sai do coração é o mais importante. Hoje é um dia que vai ficar marcado na vida da nossa família. Há 16 anos nós estávamos desesperados, entregando nosso filho de 4 anos de idade para Deus. Não sabíamos e não entendíamos o porque de tudo aquilo. Mas agora entendemos que o César está sendo homenageado nesta UBS, que vai atender milhares de pessoas que precisam de cuidado, de um consolo profissional. A maior cura, muitas vezes, não está no remédio, mas está no atendimento, no amor com que as pessoas são acolhidas. Nossa família tem uma grande gratidão por esta homenagem”, agradeceu o pai, Jesus Carlos.

Emocionada, a mãe Lucélia também falou da importância da homenagem para a família. “Quando recebemos o pedido para colocar o nome do nosso filho em uma Unidade de Saúde, ficamos muito emocionados. Nós passamos por tantas situações difíceis com o César, e estar com ele nos braços e vê-lo partindo, foi muito doloroso. E é justamente em um lugar como este, uma unidade de saúde, que as mães e pais chegam com seus filhos, buscando ajuda, alívio, um atendimento digno e humano. A forma como as pessoas são acolhidas nos momentos difíceis faz toda a diferença. O nosso pedido, o nosso é anseio, é de que o atendimento humanizado seja presente nesta e em todas as unidades de saúde do município”.

Fonte:

Deixe seu comentário