Portal da Cidade Paranavaí

Janeiro a abril

Mais de 15 mil pessoas faltaram às consultas e exames do SUS em Paranavaí

Dados são referentes ao período entre janeiro a abril deste ano. Assunto ganhou destaque na última sessão ordinária da Câmara Municipal.

Publicado em 25/06/2022 às 10:13
Atualizado em

Uma das soluções apontadas é uma plataforma de agendamento e confirmação, e na véspera o envio de mensagem via SMS, aplicativo ou até ligação telefônica. (Foto: Arquivo/Portal da Cidade Paranavaí)

Com demanda elevada, a falta nas consultas médicas e exames ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é um problema crônico no Brasil, que tem ocasionado sérios transtornos as pessoas que necessitam de atendimento, comprometendo ainda mais o sistema público de saúde. 

Em Paranavaí, buscando colaborar com uma solução, os vereadores Leônidas Fávero Neto (Cidadania), Fernanda Zanatta (PSL) e Luís Paulo Hurtado (Podemos) apresentaram requerimento na última sessão ordinária solicitando informações sobre o número de ausências nas consultas e exames ofertados pelo SUS.


LEIA TAMBÉM

Colégios de Paranavaí estão com matrículas abertas para EJA


A Câmara Municipal informou que os propositores indagam à Secretaria Municipal da Saúde sobre o número de pessoas que não compareceram nas consultas desde janeiro de 2022, se há o pagamento destes atendimentos mesmo na ausência dos pacientes, e se a secretaria já adotou algum procedimento em relação a esta questão.

Segundo levantamento realizado pela secretaria, até abril deste ano 2.127 pessoas faltaram às consultas médicas e 12.122 não compareceram aos exames agendados. Os casos mais graves são consultas com especialistas na área da oftalmologia, pediatria e psiquiatria, além das sessões de fisioterapia que somam 2.239 ausências.


LEIA TAMBÉM

Paraná lança aplicativo para oferecer apoio psicológico aos professores


Uma das soluções apontadas é uma plataforma de agendamento e confirmação, e na véspera o envio de mensagem via SMS, aplicativo ou até ligação telefônica. No entanto, para que isto ocorra é necessário que o cadastro dos usuários do sistema esteja atualizado. “Uma boa organização é imprescindível para garantir que todos os usuários tenham acesso ao sistema. Entretanto, a população precisa também fazer a sua parte”, disse Leônidas.

Fonte:

Deixe seu comentário