Portal da Cidade Paranavaí

Legislativo

Vereadores aprovam em 1ª discussão lei que regulamenta a instalação de Parklets

O parklet é uma extensão da calçada que funciona como um espaço público de lazer e convivência. Projeto é de autoria do vereador Lucas Barone.

Publicado em 22/05/2019 às 06:09
Atualizado em

O primeiro parkelet foi instalado em Paranavaí, no ano passado, em uma hamburgueria da cidade. (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Os vereadores da Câmara de Paranavaí aprovaram na última segunda-feira (20), em primeira votação, a proposição elaborada pelo vereador Lucas Barone, que regulamenta a instalação de parklet em estabelecimentos.

O parklet é uma extensão da calçada que funciona como uma mini praça, um espaço público de lazer e convivência. Podem possuir bancos, mesas, palcos, floreiras, lixeiras, entre outros elementos para conforto e lazer dos usuários.

O primeiro parkelet foi instalado em Paranavaí, no ano passado, em uma hamburgueria da cidade.

Segundo justificativa do propositor, Lucas Barone, a implantação dos parklets irá beneficiar o comércio local e desenvolver a urbanização da cidade.

Lucas Barone, Vereador

Lazer e convivência

"Os parklets ajudam a recuperar o espaço público para o uso coletivo e tornam as ruas e bairros mais humanos e amigáveis. Uma geração de espaço para pessoas e não para carros”

Lucas Barone, Vereador

Os custos com a instalação do equipamento são de responsabilidade dos proprietários dos estabelecimentos, entretanto, a inserção dos Parklets precisa ser autorizada pela prefeitura.

De acordo com a Câmara Municipal, em setembro do ano passado a Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa encaminhou ofício solicitando manifestação do Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí, (Codep) quanto ao assunto. No entanto, até o momento a CCJ não recebeu resposta.

Projeto deve ser apreciado em segunda discussão na próxima segunda-feira (27).

Fonte:

Deixe seu comentário