Portal da Cidade Paranavaí

Eleições 2018

Jair Bolsonaro e Fernando Haddad disputam 2º turno das eleições para presidente

A eleição deste ano, com 13 candidatos, foi a mais concorrida desde 1989.

Publicado em 07/10/2018 às 08:02

(Foto: Reprodução Google)

Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) vão fazer o 2º turno das eleições para presidente da república. Os vice presidentes são o general da reserva Hamilton Mourão (PRTB) e a deputada estadual do Rio Grande do Sul Manuela D’Avila, respectivamente.

A eleição deste ano, com 13 candidatos, foi a mais concorrida desde 1989, quando 22 foram presidenciáveis. Os outros que estavam na disputa eram Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckimin (PSDB), Marina Silva (REDE), Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), João Amoedo (Novo), Guilherme Boulos (PSOL), José Maria Eymael (Democracia Cristã), João Goulart Filho (PPL), Vera Lucia (PSTU) e Cabo Daciolo (PATRI).

O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, é o mais votado em 17 Estados e no Distrito Federal. O capitão reformado do Exército só ficou atrás de Fernando Haddad nos oito Estados do Nordeste e no ParáCiro Gomes (PDT) liderou a disputa no Ceará, seu berço político.

Bolsonaro e Haddad disputam a Presidência pela primeira vez e foram os dois mais votados entre os 13 postulantes ao Palácio do Planalto. O resultado do primeiro turno quebrou a polarização entre PT e PSDB na eleição presidencial. Nas últimas seis eleições, houve duas vitórias do PSDB (1994 e 1998) e quatro do PT (2002, 2006, 2010 e 2014).

O Nordeste que garantiu a vitória a Dilma Rousseff em 2014 também assegurou a ocorrência de segundo turno neste ano.

(Massa News)

Fonte:

Deixe seu comentário