Portal da Cidade Paranavaí

Eleições 2018

Igreja Católica disponibiliza cartilha com orientações políticas para eleitores

Material é apartidário, foi coordenado pelo Bispo diocesano de Paranavaí, Dom Mário Spaki, e distribuído para todo o Brasil.

Publicado em 28/09/2018 às 00:42
Atualizado em

Dom Mário ajudou na produção do material com orientações políticas. (Foto: Arquivo/ Portal da Cidade Paranavaí)

Cartilha está disponível para download gratuitamente (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

A Igreja Católica do Paraná produziu e disponibilizou para eleitores de todo o país, cartilhas com orientações políticas para as eleições 2018. O material, produzido a pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), traz no título o versículo bíblico: “Alegres por causa da esperança” (Rm 12,12) e foi coordenado e produzido pelo Bispo diocesano de Paranavaí, Dom Mário Spaki, em parceria com um grupo de estudiosos de política.

O bispo explica que este material, apesar de ter sido montado pela igreja Católica, é voltado para eleitores de todas as religiões, independente de partido político. “É um conteúdo apartidário, que tem como objetivo contribuir com a discussão política e salientar a consciência do voto, a importância das pessoas comparecerem às urnas, escolherem bem e escolherem pessoas honestas, que não estejam envolvidas em corrupção.”, explica Dom Mário.

Desde o mês de maio, cerca de 700 mil unidades da cartilha já foram vendidas ao custo de R$1,00, em igrejas de todo o país. Agora, o material foi disponibilizado gratuitamente nas igrejas e também está disponível para download na internet.

 “Primeiro nós incentivamos as pessoas a votar, segundo, escolham os candidatos, porque entre os tantos, há muitos bons, que já fizeram trabalhos em suas comunidades, em suas cidades, e que agora se colocam como candidatos. Não é todo mundo que está na política que é ladrão, essa é uma afirmação muito falsa. Então, é preciso escolher essas pessoas boas para os vários âmbitos da política. Pessoas que tenham valores cristãos, que se comprometam com a política e defendam a vida”, explica Dom Mário.

Além disso, o eleitor também pode encontrar no material, as funções de cada cargo político, definições sobre democracia, corrupção, fake news e diversos assuntos referente às eleições.

“A cartilha é bem prática. Tem orientações bem diretas sobre o modo de envolvimento das pessoas na política e como elas podem ajudar na consciência política no Brasil, que precisa crescer muito. O nosso povo brasileiro precisa, cada vez mais, de uma conscientização política. Se nós não chegarmos a isso, não vamos avançar como população, porque ficamos travados nesse âmbito político e sujeitos a quem é eleito. Se o povo não se interessa por política e não acompanha, evidentemente que vai pagar as consequências”, salienta Dom Mário.

O bispo também alerta para que os eleitores não se deixem conduzir por pesquisas eleitorais. “Nós temos que ver quem realmente nos inspira confiança, quem merece nosso voto e não se importar com pesquisa, senão nós teremos surpresas não agradáveis nesta eleição”.

Sobre a Cartilha

A cartilha é dividida em quatro partes. A primeira delas, denominada “Preocupações”, trabalha questões como: crise ética, ameaças à democracia, corrupção, descrédito na política e nos políticos, entre outros. A segunda parte trata da contribuição da igreja ao longo das últimas eleições. Já a terceira etapa é específica e aborda as alterações da lei eleitoral nos últimos quatro anos. A quarta parte da cartilha trata da corresponsabilidade pelo Brasil, apontando as responsabilidades de cada um por meio do voto e pelo futuro do país.

 Baixe a Cartilha de Orientação Política neste link.

Fonte:

Deixe seu comentário