Portal da Cidade Paranavaí

Paraná

Governo começa a criar projeto de redução do ICMS de equipamentos para irrigação

Projeto atende reivindicação do Sindicato Rural de Paranavaí.

Publicado em 27/03/2019 às 00:10
Atualizado em

Ratinho recebe documento da Sociedade Civil e Sindicato Rural na 48ª Expo Paranavaí. (Foto: Assessoria)

Um grupo de técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e diretores do Sindicato Rural de Paranavaí vão visitar nesta quinta-feira (28) a região do Paranapanema (SP), a segunda área mais irrigada do país. Eles vão colher informações para o projeto a ser lançado pelo Governo do Estado, que vai reduzir o ICMS de equipamentos de irrigação, conforme foi anunciado pelo governador Ratinho Júnior, durante sua visita a Expo Paranavaí 2019, no último dia 16.

A reivindicação foi encaminhada ao Governo do Paraná pelo Sindicato Rural de Paranavaí, acatando sugestão do vice-presidente Gilberto Pratinha, que conhece a região paulista e seus altos índices de produtividade por conta da irrigação. Técnicos da entidade sindical prepararam um anteprojeto e o apresentaram ao então governador em exercício Darci Piana, quando ele esteve na cidade para a abertura da Expo Paranavaí.

Na semana seguinte, quando o governador Ratinho Júnior reassumiu o cargo, o assunto foi tratado com ele. E na visita que fez também a exposição agropecuária, ele disse que o agronegócio é uma das prioridades de sua gestão. “A ideia é baratear este tipo de equipamento para que fique mais acessível aos nossos produtores e, automaticamente, aumente a produção. O Paraná, se tivesse um sistema de irrigação planejado, não teria uma perda como tivemos agora de quase 18% de soja por causa da estiagem. Fazer agricultura é ter uma indústria a céu aberto, você tem que contar com a boa vontade da natureza”.

Fonte:

Deixe seu comentário