Portal da Cidade Paranavaí

Poderá ser reaberto

Prédio do INSS de Paranavaí passa por readequações e é desinterditado

Local já está liberado para reabertura. Gerente regional do órgão esteve na Câmara de Vereadores na última segunda-feira (17).

Publicado em 20/08/2020 às 01:00
Atualizado em

Prédio passou por readequações e novo laudo não apresentou riscos. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

O gerente executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), regional de Maringá, Valmir de Souza Tomaz, compareceu nesta semana à Câmara  Municipal de Paranavaí para prestar informações sobre a interdição do prédio do (INSS de Paranavaí). Também estava presente, o gerente da agência local, Eviton Peruci. Eles foram convidados, pelo vereador Lucas Barone, por meio de um requerimento.

O prédio foi interditado no dia 17 de julho, após uma denúncia feita ao Ministério Público do Paraná (MPPR), informando que o local estava com problemas estruturais. Agora, após readequações, foi desinterditado, porém, por conta da pandemia, os atendimentos presenciais ainda não foram retomados.

"O Ministério Público encaminhou a denúncia à Procuradoria do município, que repassou à Vigiância Sanitária, para que fossem tomadas as providências junto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Os técnicos do município foram lá, fizeram a vistoria, depois este relatório foi encaminhado de volta MP e a partir daí, o MP encaminhou outro ofício à Vigilância solicitando providência. Nós fomos lá, fizemos a vistoria novamente e com base no laudo do engenheiro, foi interditado", explica a Fiscal Sanitária e coordenadora de Vigilância Ambiental, Graciele Hermesdorff Hedler Giotto.

Segundo Valmir, no dia 22 de junho, o Município encaminhou documento à unidade do INSS de Paranavaí alertando sobre problemas de infiltração na cobertura do prédio. “Estávamos aguardando mais informações para que pudéssemos adotar os procedimentos [...], pois devido à pandemia e a paralisação do atendimento presencial já havíamos iniciado os serviços de correções necessárias como manutenção, limpeza, segurança e acessibilidade nas 14 agências pertencentes à Gerência Executiva Maringá. [...] No dia 17 de julho, o Corpo de Bombeiros realizou a vistoria e solicitou alterações no projeto de segurança contra incêndio, como mangueiras e recargas de extintores. Neste mesmo dia, às 18 horas a Vigilância Sanitária interditou a agência do INSS”, disse.

O gerente executivo explicou ainda que recebeu o laudo do Setor de Engenharia da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, na segunda-feira (20). “Trouxemos a equipe de manutenção predial contratada pelo INSS e finalizamos as correções. O prédio já foi desinterditado na sexta-feira, dia 14 de agosto. Em algum momento vamos abrir as portas para população para fazer o atendimento presencial e precisaremos do apoio do município”, esclareceu.

A Fiscal Sanitária da Vigilância Sanitária, explicou que agora, o prédio está liberado para reabertura e atendimento ao público. "Após vistoria, juntamente com o engenheiro da prefeitura, foi feita a reinspeção e constatada as readequações que eles realizaram na estrutura. Baseado no novo laudo do engenheiro, realizamos a desinterdição", ressaltou.

Ela explicou ainda que o próprio INSS também contratou uma empresa terceirizada, que constatou que não há risco de desabamento no local e assinou um termo de responsabilidade técnica que assegura que não há perigo para as pessoas que frequentam o local.

Atualmente a unidade conta com nove servidores, sendo um analista e cinco técnicos. Após reabertura das agências, dos 91 serviços, apenas seis continuarão sendo presenciais, como agendamento de perícia médica e justificativa judicial. Quem precisar do atendimento deve ligar para o telefone 135 ou entrar no “Meu INSS”, disponível no endereço eletrônico https://meu.inss.gov.br.

Fonte:

Deixe seu comentário