Portal da Cidade Paranavaí

ACIAP

Gehlen se licencia da presidência da Aciap para se candidatar a deputado

O empresário diz que vai se afastar por questões éticas, mesmo o estatuto da Associação permitindo sua permanência enquanto concorre ao cargo político

Publicado em 25/05/2018 às 02:26
Atualizado em

Mauricío Gehlen e o presidente em exercício, Rafael Cargnin Filho. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

Eloíse Fernandes

Na manhã desta sexta-feira (25), o então Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Maurício Gehlen, anunciou que vai se licenciar da presidência da entidade até o dia 31 de outubro deste ano, para dedicar-se a sua candidatura política.  O empresário vai concorrer ao cargo de deputado estadual. No lugar de Gehlen, assume Rafael Cargnin Filho, que era o vice-presidente da entidade.

Do ponto de vista legal, o estatuto da Aciap não obriga o empresário a deixar o cargo para tentar uma vaga na Assembleia Legislativa. Mas, de acordo com Gehlen, a decisão de se afastar da presidência é por uma questão ética e para preservar a entidade e seus diretores de questões políticas. “Eu que sempre fui envolvido com políticas classistas, agora quero participar da política partidária. Então, vejo que, eticamente, é hora de me afastar para poder ser um pré-candidato a deputado estadual. Eu entendo que a Associação Comercial é muito maior que a pessoa do Maurício Gehlen e ela não pode ser misturada, mesmo que o estatuto permita que eu fique”, declarou.

O pedido de afastamento da presidência foi feito através de um documento endereçado por Ghelen ao Conselho Deliberativo e aos vice-presidentes da Associação. O pedido foi aceito pelo presidente do Conselho, Luiz Carlos Ruiz Cestaro, que em seguida, deu posse a Cargnin no cargo de presidente. Márcia Stainer Rakoski assume a vice-presidência.

O novo Presidente Rafael Cargnin Filho, afirmou durante a posse que entende a decisão de Gehlen e destacou que as disputas políticas tendem a ser acirradas, especialmente na parte final da campanha. Este acirramento, segundo o novo presidente, poderia eventualmente prejudicar a imagem da instituição. “Com esta iniciativa, Gehlen resguarda a ACIAP de eventuais problemas”, pontuou Cargnin.

Em seu pronunciamento, Cargnin lembrou características pessoais de Maurício Gehlen, como a determinação em enfrentar desafios. Reforçou que, com as qualidades que apresenta, sua caminhada terá êxito. “Sabemos, Maurício, que você vai enfrentar este desafio não por você, mas pela nossa cidade, pelo Paraná e por nossa categoria”, disse.

O presidente em exercício destacou que a ACIAP é hoje “uma das mais importantes do Estado” e também muito cobrada. Disse também que vai trabalhar para dar continuidade a todos os projetos implementados por Maurício. “Vou dar para esta entidade a mesma importância que dou às minhas atividades profissionais”, finalizou Cargnin.

Fonte:

Deixe seu comentário