Portal da Cidade Paranavaí

Regularização

Eleitores que precisam regularizar situação eleitoral já podem procurar Cartório

Atendimentos retomaram nesta segunda-feira (5).

Publicado em 06/11/2018 às 00:09
Atualizado em

Também voltaram os atendimentos para quem precisa fazer a primeira via de título de eleitor, realizar transferência de endereço ou incluir o nome social. (Foto: Reprodução)

Eleitores que estão com pendências com a Justiça Eleitoral já podem procurar o Cartório Eleitoral de Paranavaí para regularizar a situação.

Também retornaram os atendimentos para quem precisa fazer a primeira via de título de eleitor, realizar transferência de endereço ou incluir o nome social.

Regularização de situação eleitoral para quem deixou de votar

Eleições 2018

Caso o eleitor tenha deixado de votar somente nas eleições de 2018, é possível realizar a justificativa pela internet utilizando o Sistema Justifica até o dia 6 de dezembro, no caso de ausência no 1º turno, e até o dia 27 de dezembro, em caso de ausência no 2º turno. 

A solicitação de justificativa será submetida à análise do juiz eleitoral. Para isso, o eleitor deve informar o motivo da ausência e anexar, de forma digital, o comprovante daquilo que foi relatado. Após a análise, o sistema informa por e-mail o eleitor sobre o deferimento ou não da justificativa. Para realizar a justificativa pela internet, clique no link a seguir: Sistema Justifica.

Eleições anteriores

Se o eleitor possui pendências anteriores às Eleições 2018, é necessário que compareça pessoalmente ao seu cartório eleitoral para regularização.

O eleitor que não está em dia com a Justiça Eleitoral se sujeita a uma série de sanções, como: impedimento de inscrever-se em concurso ou tomar posse em cargo público, obter passaporte ou carteira de identidade e renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino enquanto não regularizar a sua situação. Caso o eleitor deixe de votar e de justificar sua ausência à votação por três turnos consecutivos, terá o título cancelado.

 

Fonte:

Deixe seu comentário