Portal da Cidade Paranavaí

Entrevista

Me preparei muito para ser prefeito e estou pronto para administrar, diz Dal Prá

O último entrevistado da série com candidatos a prefeito de Paranavaí diz estar preparado para administrar a cidade de forma digna e transparente.

Publicado em 31/10/2020 às 08:48
Atualizado em

Eduardo Dal Prá com o vice, Lucas Barone. (Foto: Assessoria de Imprensa/ Eduardo Dal Prá)

O quarto e último entrevistado da série de entrevistas com candidatos a prefeito de Paranavaí é Eduardo Dal-Prá (PDT). Ele é empresário do agronegócio, paranavaiense e tem 55 anos. Já foi foi presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), coordenador regional das Associações Comerciais do Noroeste do Paraná e vice-presidente da  Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap). Na prefeitura de Paranavaí já foi Secretário de Desenvolvimento Econômico e secretário de Desenvolvimento Social.

Dal Prá tem como vice o candidato Lucas Barone, de 30 anos, natural de Paranavaí, atual vereador na cidade.

Em entrevista ao Portal da Cidade o candidato falou um pouco sobre seus projetos e propostas para saúde, educação, lazer, segurança, economia e outros temas relevantes. 

1 – Por que você resolveu se candidatar a prefeito de Paranavaí? 

Minha família, Dal Prá, chegou aqui nos anos de 1950. Um legado de obras e empregos foi escrito por nossos antepassados. Nasci cresci e vivo em Paranavaí. Tenho gratidão por tantas coisas recebidas e sinto que devo devolver em forma de trabalho tudo que recebi.

A cidade me deu família, oportunidades e amigos. Me preparei muito para ser prefeito e estou pronto para administrar nossa cidade de forma digna e transparente.

Nosso projeto para a cidade de Paranavaí é pensado para os próximos 50 anos. Vamos desenvolver a cidade no campo urbano, social e econômico.

2 - Quais são suas principais propostas em relação à:

- EDUCAÇÃO:

Entre as nossas propostas para a Educação de Paranavaí, estão: Educação em Tempo Integral em mais escolas. Criação de um programa que permitirá que os estudantes tenham aulas de robótica e programação. O objetivo é preparar as crianças para o futuro, permitindo ter conhecimentos de ferramentas vitais para a tecnologia e inovação.

Também pretendemos lançar a Pedagogia Empreendedora, com o propósito de despertar o espírito empreendedor nas crianças para que possam ter o empreendedorismo como alternativa de meio de vida.

Queremos também trazer de volta a parceria educacional entre Paranavaí e o município japonês de Toyohashi, onde todos os anos, professoras faziam estágio nas escolas japonesas. Esse método possibilita entender como funciona a aprendizagem no Japão.

Não podemos esquecer que temos que fazer investimentos nos cursos técnicos, bem como fomentar nossas universidades, transformando a cidade em um Polo Universitário, e finalizar o processo do curso de Medicina em Paranavaí.

Criar o Cartão Kit Escolar: Muitos pais não têm condições de comprar o material escolar dos seus filhos, portanto, temos a proposta de criar o cartão kit Escolar onde os pais de baixa renda possam ter a liberdade de comprar o material escolar para os filhos. Isso também ajudaria o comércio local.

- SAÚDE:

Entre as nossas propostas para saúde, estão: humanizar a saúde, cuidando de quem cuida também da nossa população. Além da valorização dos servidores, vamos promover uma ampla discussão com os servidores da saúde para redimensionar os atendimentos, seja local de atendimento ou número de equipes que atendem a população.

Buscar o Centro de Oncologia e estudar a possibilidade de uma UPA Infantil.

Integração de todas as informações laboratoriais de Paranavaí dos seus cidadãos. O objetivo é manter uma base de dados do histórico do paciente.

Saúde Digital: Aplicativo do município irá captar informações do paciente como sintomas e informações pessoais, indicando de forma rápida e agendada o posto de atendimento que deve procurar.

Monitora Saúde: Equipe técnica de saúde fará contato por meio digital (whatsapp e/ou sms) de pacientes para coletar informações sobre seu estado de saúde.

Gabinete de Controle Epidêmico e Endêmico: Precisamos de Gestão Estratégica para controlar com eficiência as epidemias e pandemias, como a dengue e o coronavírus. A nossa proposta é criar um Departamento de Controle Epidêmico no munícipio para que nós tenhamos uma solução rápida.

É necessário também que o município tenha uma equipe para monitorar e gerenciar as epidemias/pandemias, não só do coronavírus (o COVID-19),  mas também a Dengue que é um problema recorrente e nosso município, além de outros problemas que o Brasil e Paranavaí enfrentam, como o sarampo. É dever do poder público ter soluções rápidas para esse tipo de problema.

- MEIO AMBIENTE: Entre as nossas propostas para o meio ambiente, estão

Plano de rearborização - Das cidades de médio e grande porte do Paraná, a mais arborizada é Maringá, seguida de Londrina, Foz do Iguaçu e Cascavel. Paranavaí não pode ficar para trás, precisamos e vamos fazer com que a cidade seja mais arborizada.

Incluir educação ambiental nas escolas. É importante que as crianças tenham o conhecimento sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

Solução definitiva para o buracão da Vila Operária - Uma demanda antiga e que precisa ser solucionada em respeito aos moradores daquela região.

Cuidado irrestrito com as Apas (Áreas de Proteção Ambiental).

Paisagismo e embelezamento no centro e bairros.

Fortalecer a Coopervaí - Fornecer assistência técnica e subsídios para melhorar as condições de trabalho dos cooperados e ampliar sua capacidade.

- INFRAESTRUTURA:

Revitaliza Paranavaí: Desconto no pagamento de tributos municipais para projetos de embelezamento e modernização de prédios.

Calçadão: Elaborar um projeto de um novo calçadão para o perímetro central de Paranavaí.

Revisão do Plano Diretor: Reconfiguração dos espaços e perímetros urbanos, revisando os espaços comerciais, industriais e residenciais.

Escola da Construção Civil: Criar cursos de capacitação para mão-de-obra da construção civil, estimulando a geração de empregos e na qualificação das obras de Paranavaí.

- ESPORTE E LAZER:

Ciclovias: Criar novas ciclovias no perímetro urbano, ligando a cidade de ponta a ponta.

Revitalização de praças e todos os bosques;

Melhor Idade: Promover atividades e programações para integração, motivação e melhoria da saúde física e mental do idoso.

Gente em Movimento: Disponibilizar oficinas de zumba, dança e aeróbica na Praça dos Pioneiros e Estádio Waldemiro Wagner.

Paranavaí Radical: Disponibilizar estruturas de esportes radicais, como skate, patins e BMX.

Copa Paranavaí: Apoiar e dar suporte às ligas amadoras do município.

Talento Atleta: Dar suporte e apoio para jovens atletas do município.

Natal em Paranavaí: A volta do Natal Luz em Paranavaí. Com desfile lúdico e decoração espetacular no centro comercial e demais bairros para atrair turistas e clientes da nossa região.

Ecoturismo: Estimular o ecoturismo nas áreas de APA e áreas Rurais, explorando de forma sustentável o Rio Paranapanema.

Escola de Música: Reativação da Escola de Música para ofertar aulas gratuitas de instrumentos musicais para a população.

Nova Feira da Lua: Com suporte técnico e subsídios, a Feira da Lua terá uma nova roupagem e voltará a ser o ponto de encontro da família.

Gente Graciosa: Promover o turismo rural e gastronômico do distrito de Graciosa.

- SEGURANÇA:

Polícia Municipal - Intitular a Guarda Municipal de Polícia Municipal fornecendo equipamentos de segurança e armamento.

Monitoramento Inteligente - Funcionamento eficiente de câmeras em pontos estratégicos da cidade para identificar potenciais criminosos e procurados pela justiça.

Política antidrogas - Criar estratégias para diminuir a disseminação das drogas e auxiliar projetos de recuperação de dependentes químicos.

Proteção às Mulheres: trabalhar em conjunto com os governos estaduais e federais para o combate a violência doméstica e sexual.

- EMPREGO:

Para criar empregos e oportunidades na nossa cidade é preciso criar uma política pública bastante contundente na atração de investimentos, e também para que novas empresas possam surgir e serem criadas em nosso município. A primeira etapa é fazer um estudo socioeconômico para identificar as potencialidades e as riquezas de Paranavaí. Depois, é atrair investimentos e empresários que queiram explorar essas riquezas e potencialidades de Paranavaí e região.

Posteriormente, fazer com que o município se programe e se otimize para que tenha uma desburocratização muito grande, para que novas empresas tenha o seu tempo otimizado, garantindo o seu CNPJ, alvará, e todos os seus documentos necessários de forma rápida. Além disso, importante ter incentivos fiscais para que as empresas possam trocar em geração de emprego. Ou seja, o empresário deixa de pagar o imposto para o município, mas em contrapartida, gera oportunidades de emprego para as pessoas.

 

3 - De onde sairão os recursos para colocar em prática suas propostas?

Os recursos sairão da qualidade dos projetos que serão elaborados pela nova administração. São 60 ideias que vão inovar Paranavaí, isso vai ser muito importante neste processo, pois o Governo Federal e Estadual tem recursos disponíveis para bons projetos, especificamente para prefeituras que tenham um planejamento estratégico bem definido. E é isso que será priorizado.

A nova administração terá representatividade política com o apoio de diversos deputados federais e estaduais. Vamos estar buscando recursos, pois é necessário para otimizar os investimentos em Paranavaí.

4 – Qual setor será sua prioridade se for eleito?

Todos os setores serão fundamentais em nosso governo. Mas especificamente dois temas tem chamado nossa atenção durante as visitas que realizamos diariamente: Saúde e Geração de Empregos. Na área da saúde, presenciamos muitas pessoas reclamando da falta de médicos em algumas Unidades Básicas de Saúde. A fila de espera para a realização de exames também foi uma reclamação. A população precisa ser atendida e respeitada.

Já em relação a geração de emprego, encontramos muitas, mas muitas pessoas desempregadas. Cidadãos que estão perdendo a esperança de continuar sonhando por uma Paranavaí melhor, ou seja, uma cidade que consiga gerar emprego e renda. Hoje a cidade está estagnada, não consegue competir de igual para igual com cidades do mesmo porte e da região. Nos gráficos do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) mostra a cidade atrás de Cianorte, Umuarama, Apucarana, Campo Mourão, entre outras. A cidade precisa voltar a crescer economicamente. Temos um Plano de Metas pronto para fazer com que Paranavaí volte a gerar empregos para seus cidadãos. Entre eles:

Asfaltar e dotar os DIPs (Distritos Industriais de Paranavaí) com melhor infraestrutura;

Incentivo Fiscais para atração de investimentos, como a redução e descontos de taxas e impostos municipais para empreendimentos que gerarem mais empregos;

Revitaliza Paranavaí: Desconto no pagamento de tributos municipais para projetos de embelezamento e modernização de prédios;

CooperSolar: Fornecer subsídios e assistência técnica para criação de uma Cooperativa de geração de energia alternativa.

5 - Quais são os seus planos para a comunicação no município e como será a relação da prefeitura com a imprensa?

O plano para a comunicação prevê a criação de um site mais elaborado e de fácil entendimento. Hoje em dia encontramos dificuldades para encontrar dados do Portal da Transparência. Além disso, vamos utilizar as redes sociais (Facebook e Instagram) como forma de transparência.

O secretário Municipal de Comunicação será técnico, com formação na área. Aliás, as outras secretarias também terão pessoas técnicas. Isso é muito importante no processo de desenvolvimento.

A imprensa local será respeitada e terá sua liberdade de expressão assegurada. Precisamos valorizar a imprensa, pois são empresas que geram empregos e são pagadoras de impostos.

6 – Por que o eleitor de Paranavaí deve votar em você?

Nós representamos a mudança que a população de Paranavaí almeja. Criamos um planejamento estratégico. São 60 ideias que vão fazer a cidade voltar aos trilhos do desenvolvimento econômico. Paranavaí não pode mais permanecer estagnada, sem empregos, sem assistência social, sem saúde.

Além disso, vamos implementar a Gestão Participativa. Por meio do “Fala Paranavaí”, vamos realizar audiências públicas para definir as prioridades de investimentos públicos, tal como no orçamento participativo. Vamos criar a “Diretoria Distrital”, isso significa que a prefeitura contará com uma representação no poder público para ser o elo de ligação dos anseios dos distritos de Paranavaí.

Também vamos ter o “Conselho da Cidade”. Esse Conselho será importante pois terá a participação das principais instituições representativas de Paranavaí para auxiliar na tomada de decisões e rumos do município.


Clique aqui e confira a proposta de governo do candidato.

Fonte:

Deixe seu comentário