Portal da Cidade Paranavaí

Paraná

Convocação de mesários para as eleições 2020 começa nesta terça-feira (18)

Eleitores que tenham mais de 18 anos, em situação eleitoral regular, poderão ser convocados para atuar como mesários

Publicado em 17/08/2020 às 02:36
Atualizado em

O primeiro turno da eleição para os cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito acontece no dia 15 de novembro. (Foto: Divulgação/ TRE Paraná)

A partir de terça-feira (18), os cartórios eleitorais do Paraná darão início à convocação de mesários. Todo eleitor acima de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral poderá ser convocado para atuar como mesário em seu município, preferencialmente no local e seção eleitoral em que vota.

Até a última sexta-feira (14) 42,3 mil eleitores já haviam se voluntariarado para essa função no Paraná. A capacitação dos mesários será realizada, pela primeira, vez à distância. Os treinamentos terão início em setembro. A eleição para os cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito acontece no dia 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno).


Leia também:

Universitário que trabalhar como mesário pode ganhar horas extracurriculares


Segundo o servidor da Seção de Planejamento e Logística de Eleição (SPLE) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Marcos Alberto Kwiatkowski, neste ano serão necessários 88 mil mesários, considerando a previsão de 22 mil seções eleitorais. Quatro mesários ficarão em casa seção. Cinco cidades do Paraná possuem mais de 200 mil eleitores e poderão ter segundo turno: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Os mesários desses municípios também deverão atuar no segundo dia de votação.

Entrega das convocações

Cada cartório eleitoral está definindo uma logística própria para a convocação, de acordo com a realidade dos municípios em que atuam e considerando as estratégias adotadas. A convocação poderá ser anunciada por e-mai, carta postal e até por WhatsApp, em algumas situações.

No então, o TRE alerta que os eleitores devem ficar atentos, pois a Justiça Eleitoral não solicita nenhum dado pessoal e não envia links por e-mail. O correio eletrônico costuma ser utilizado pelos cartórios eleitorais nos casos em que já foi realizado um contato prévio com o mesário e este já aguarda o recebimento de uma comunicação eletrônica. Na dúvida, entre em contato com cartório eleitoral do seu domicílio.

Vantagens de ser mesário 

Todos os eleitores que se voluntariarem ou forem convocados terão direito à algumas vantagens, previstas na legislação eleitoral, como:

- Direito a dois dias de folga por dia trabalhado, sem perda do salário (o dia dedicado à capacitação também conta como dia trabalhado);

- Auxílio alimentação no(s) dia(s) de votação. O pagamento de alimentação será realizado por meio do aplicativo Carteira Digital BB e corresponderá ao valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). O colaborador que não tiver smartphone com os requisitos mínimos para o funcionamento do aplicativo poderá optar pelo recebimento do valor relativo à alimentação em dinheiro;

- Validação da prestação de serviço como 30 horas complementares (ou 60 se houver segundo turno) nas instituições de ensino superior conveniadas ao Projeto Universidade Amiga;

- Critério de desempate para provimento de cargos em concurso público, quando previsto no edital.

CLIQUE AQUI para se inscrever e ser um mesário voluntário.


Fonte:

Deixe seu comentário