Portal da Cidade Paranavaí

Política

Após denúncia, Câmara Municipal abre CPI contra vereador de Paranavaí

A Comissão irá apurar possíveis irregularidades cometidas pelo vereador Roberto Picorelli (PP) [Pó Royal] na indicação do ex-assessor parlamentar.

Publicado em 20/04/2021 às 23:47
Atualizado em

Imagem da 11ª reunião ordinária, realizada na segunda-feira (19). (Foto: Reprodução/Facebook)

Na última sessão ordinária, realizada na segunda-feira (19), vereadores da Câmara Municipal de Paranavaí aprovaram, por unanimidade, a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as possíveis irregularidades cometidas pelo vereador Roberto Cauneto Picorelli (PP), conhecido como Pó Royal, na indicação do ex-assessor, Sérgio dos Santos, exonerado no início de abril, acusado de acumular cargos públicos.

A denúncia por ato incompatível com o decoro parlamentar para abrir a CPI partiu do presidente da Câmara, vereador Leônidas Fávero Neto (Cidadania), conhecido como Dr. Leônidas. Durante a sessão ordinária, que pode ser assistida pelas redes sociais, a partir de 1h24 do vídeo. O parlamentar explica que o então assessor alegou que não tinha conhecimento ou não teria dado autorização para ser nomeado para o cargo.

"Ele [Sérgio dos Santos] encaminhou um requerimento na sexta-feira passada (16) pedindo a revogação de todos os atos da presidência, incluindo sobre a sua nomeação e exoneração. O que me causa muita estranheza de alguém ter recebido o salário por três meses sem ter autorizado, fora outras diversas oportunidades em que esteve presente aqui [na Câmara Municipal]", afirma Leônidas.

O Portal da Cidade entrou em contato com o vereador Pó Royal, que alegou estar com problemas de saúde e não disse nada sobre o caso. Já o ex-assessor, Sérgio dos Santos, afirmou que em fevereiro deste ano recebeu um áudio dizendo que sua aposentadoria estava assinada pela reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a partir daí ele conta que entendeu que estava aposentado "Mais tarde é que fiquei sabendo que a diretora havia me confundido com outro professor, também de nome Sérgio e que também estava em processo de aposentadoria. O meu pedido [de aposentadoria] ainda está em trâmite", afirma em nota.

Além disso, no documento enviado à redação, o ex-assessor menciona que não foi informado que seria nomeado imediatamente. "Fiquei sabendo da nomeação apenas quando identifiquei depósitos em minha conta". Ele também alega que pediu a exoneração quando identificou o erro e tomou as providências para restituir os valores que foram depositados à Câmara . "A Câmara, até o presente momento, não emitiu o DAM - Documento de Arrecadação Municipal para tanto", diz Sérgio.

Na denúncia apresentada na 11ª sessão ordinária, o presidente da Câmara Municipal diz que é "imprescindível que o exercício da vereança seja pautado na moralidade e transparência, as atitudes do vereador deve ser de boa fé e os documentos apresentados devem ter consonância com a realidade, diferentemente do que ocorreu neste caso, não condiz com o decoro parlamentar a tentativa de modificar a realidade dos fatos".

O requerimento para a abertura da CPI foi aprovado em plenário e já escolhida seus membros por sorteio, conforme preconiza o regimento da Câmara Municipal, composta por Valmir Trossini, Amarildo Costa, Josival Moreira.

Fonte:

Deixe seu comentário