Portal da Cidade Paranavaí

Política

Câmara extingue mandatos dos vereadores Valmir Trossini e Mancha da Saúde

Comunicado foi feito na sessão ordinária desta segunda (22). Agora, o Legislativo aguarda outra soma dos votos para saber quem serão os novos eleitos.

Publicado em 23/11/2021 às 11:23
Atualizado em

Ambos os parlamentares se pronunciaram sobre a decisão na 42ª sessão ordinária. (Foto: Reprodução/Câmara Municipal)

A Câmara Municipal publicou um comunicado nesta segunda-feira (22) extinguindo os mandatos dos vereadores Antonio Valmir Trossini e Luiz Aparecido da Silva, conhecido como Mancha da Saúde, ambos haviam sido eleitos pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) em 2020.

No documento, o presidente do Legislativo, vereador Leônidas Fávero Neto (Cidadania), explica que o e-mail com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) chegou à Câmara na tarde desta segunda. "Com isso, tivemos a ciência da cassação dos diplomas de todos os candidatos do PSB nas eleições de 2020 e da desconstituição dos mandatos dos dois vereadores", descreve o comunicado.


LEIA TAMBÉM

Paranavaí está entre as 100 cidades mais sustentáveis e competitivas no Brasil


Emocionado, durante o pronunciamento na 42ª sessão, Trossini agradeceu aos eleitores e reforçou que não cometeu irregularidades. "Quero deixar claro que eu não cometi nenhuma irregularidade na minha campanha. A minha campanha foi limpa e honesta, a ponto de eu ser um dos vereadores mais votados de Paranavaí. [...] Que erro eu cometi? Eu respondo, nenhum! [...] No meu caso, a vontade dos eleitores não foi respeitada". Ele foi acolhido com palmas e abraços dos demais parlamentares.

Mancha também se pronunciou e disse que deixa a Câmara feliz, pois desenvolveu um trabalho de cinco anos. "Aprendi muito, cheguei aqui [na Câmara] sem nenhuma experiência. Trabalhei até o presente momento e pretendo voltar daqui 3 a anos, porque estou saindo como inocente. [...] Meu partido teve uma punição e perdeu os votos. [...] Estou triste porque estou saindo com injustiça, mas preciso reconhecer o meu trabalho". Ele também foi acolhido com palmas e abraços dos outros vereadores.

Agora, a Câmara Municipal aguarda a justiça eleitoral fazer a outra soma dos votos, para que possa ser comunicado ao Legislativo e à população quem serão os novos eleitos, de forma regular.


LEIA TAMBÉM

Mulher encontra farda do Exército do Brasil Império em baú, em Paranavaí


CASSAÇÃO

A decisão de cassar os mandatos dos dois vereadores foi divulgada em junho deste ano, sob acusação do partido ter fraudado a cota de gênero, estabelecida em lei eleitoral, nas eleições de 2020, que exige que cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.

RECURSO

Em setembro, o relator do TRE, Thiago Paiva dos Santos, apresentou a decisão da Justiça Eleitoral após análise do recurso. Foi mantida a cassação do mandato dos dois vereadores. Além disso, o presidente do PSB, Fernando Siqueira de Carvalho e o vereador Valmir Trossini, também tiveram os direitos políticos retirados e estão inelegíveis pelos próximos oito anos, a contar das eleições de 2020.

Fonte:

Deixe seu comentário