Portal da Cidade Paranavaí

9 votos a 1

Câmara de Paranavaí aprova aumento do número de vereadores de 10 para 15

Proposta foi colocada em votação pela segunda vez na sessão desta segunda-feira (27). Veja como cada vereador votou.

Publicado em 28/03/2023 às 10:58

(Foto: Arquivo/Portal da Cidade Paranavaí)

A Câmara de Vereadores de Paranavaí aprovou nesta segunda-feira (27) o projeto que aumenta de 10 para 15 o número de cadeiras no Legislativo a partir da próxima legislatura. A segunda votação da proposta, que já havia sido aprovada em primeiro turno, ocorreu durante a 8ª reunião ordinária.

Assim como na primeira votação, realizada no dia 6 deste mês, a proposta obteve nove votos favoráveis e somente um contrário. Votaram a favor: Amarildo Costa (União Brasil), Delcides Pomin (PP), Galvão (PL), Josival Moreira (PT), Maria Clara (MDB), Odair Barbeiro (Cidadania), Professora Cida Gonçalves (PDT), Professora Ivani (PSL) e Zenaide Borges (PP).

Novamente, o único vereador que se posicionou contrário à proposta foi o presidente da Casa, Luís Paulo Hurtado (Podemos). Durante a fala, ele relembrou os motivos pelos quais não concorda com a mudança, destacando o impacto que esse aumento provocará nos cofres públicos, já que a maior quantidade de vereadores também aumenta de 4% para 7% o repasse feito pelo Executivo para a Câmara Municipal.

Rebatendo uma das justificativas dos autores da proposta, Hurtado afirmou que aumentar o número de cadeiras no Legislativo não está diretamente relacionado a uma maior representatividade na Casa. Ele ainda destacou que a posição da maioria dos parlamentares vai contra o desejo da maior parte da população paranavaiense.

Defensor da mudança, o vereador Amarildo Costa (União Brasil) disse que este aumento significa uma oportunidade para a população do município. “Eu acho que o correto seria também refletir sobre o que vocês farão com esta oportunidade. É uma grande oportunidade, dá para mudar tudo. Nós, vereadores, não vamos colocar ninguém aqui dentro, só estamos dando a vocês um instrumento muito poderoso para iniciar uma nova era na política de Paranavaí”, afirmou.

Polêmica

Por causa da votação da proposta, a sessão da Câmara de Paranavaí desta segunda-feira foi bastante movimentada. Dezenas de pessoas estiveram no local para acompanhar a reunião e manifestar o descontentamento com o aumento do número de vereadores.

Durante vários momentos, a população gritou palavras de ordem, cantou o hino nacional brasileiro e chegou a interromper a fala dos parlamentares com as manifestações. O objetivo era tentar reverter a situação e barrar a aprovação da proposta. Sem sucesso.

Fonte:

Deixe seu comentário