Portal da Cidade Paranavaí

Política

Prefeito afastado de Umuarama, Celso Luiz Pozzobom, tem mandato cassado

O gestor perdeu o cargo após denúncia de que teria utilizado dinheiro desviado da Saúde de Umuarama para pagar parcela de apartamento.

Publicado em 22/01/2022 às 11:20
Atualizado em

O Prefeito afastado não compareceu à sessão, que terminou pouco depois das 3h da madrugada deste sábado (22). (Foto: Assessoria de imprensa)

Em Sessão Especial de Julgamento iniciada nesta sexta-feira (19), a Câmara Municipal de Vereadores de Umuarama cassou o mandato do prefeito afastado Celso Luiz Pozzobom (PSC). O prefeito afastado não compareceu, mas a sessão que terminou às 3h50 deste sábado (22) foi acompanhada por moradores até fora da Câmara Municipal, onde um telão foi instalado. As informações são do Portal da Cidade Umuarama.


Por unanimidade, Pozzobom foi cassado sobre a justificativa de que teria pago parcela de compra de apartamento, no Edifício Malibu, com dinheiro desviado da Saúde de Umuarama. A denúncia foi apresentada no dia 14 de outubro de 2021 por Jorge Vieira, que já foi prefeito interino de Umuarama.

A partir da denúncia, os vereadores aprovaram e formaram uma Comissão Processante, que teve o vereador Sonrrisal eleito presidente, Ana Novais relatora e Ednei dos Esportes como membro, e que analisou e investigou a denúncia, a colocando em votação. A denúncia foi motivada depois que o fato foi investigado e virou alvo de processo do Ministério Público do Paraná (MPPR), no âmbito da Operação Metástase.


De acordo investigação do Ministério Público do Paraná, o operador financeiro de uma organização criminosa que teria desviado até R$ 19 milhões da Saúde de Umuarama, descontou um cheque de R$ 54 mil emitidos por um hospital da cidade e pagou parcela do apartamento em nome de Pozzobom, que nega a acusação.


Defesa

A defesa do prefeito já se manifestou na própria investigação, que foi lida durante a sessão. A defesa teve seu espaço e cada vereador 15 minutos para se manifestar sobre a acusação. Em suma, os advogados alegam falta de imparcialidade dos vereados envolvidos nas investigações e que não há fatos que comprovem o efetivo envolvimento do prefeito no suposto crime de infração político-administrativa.

Afastamento do prefeito

O setor jurídico da Câmara Municipal vai realizar um decreto legislativo a ser encaminhado para Justiça Eleitoral, informando da decisão dos vereadores, e do imediato afastamento de Pozzobom do cargo de prefeito. Também fica a cargo da Câmara Municipal, empossar o prefeito interino Hermes Pimentel, ato que ainda vai ser divulgado pela Câmara.


Fotos: Eduardo Sebim/ Portal da Cidade Umuarama

Fonte:

Deixe seu comentário