Portal da Cidade Paranavaí

Beto Richa anuncia implantação de Companhia Independente da PM em Loanda

Hoje, o 8° BPM atende a população de 34 municípios. Com a criação da companhia de Loanda, o trabalho com o batalhão é divido, aumentando a segurança das cidades da região.

Publicado em 27/10/2015 às 02:05

O governador Beto Richa anunciou nesta terça-feira (27), no Palácio  Iguaçu, em Curitiba, a implantação da Companhia Independente da  Polícia Militar em Loanda. A implantação é uma solicitação do deputado  estadual Tião Medeiros (PTB), que protocolou o pedido há alguns meses.  O objetivo é criar mais um mecanismo de segurança no extremo Noroeste  e desafogar o trabalho do 8° Batalhão de Polícia Militar, com sede em  Paranavaí. “Esta é mais uma grande conquista para a população do  Noroeste. Trabalhamos para que isto se tornasse realidade. Com o  empenho do governador Beto Richa, a segurança na região vai ganhar um  grande reforço”, disse Tião Medeiros.

Hoje, o 8° BPM atende a população de 34 municípios. Com a criação da  companhia de Loanda, o trabalho com o batalhão é divido, aumentando a  segurança das cidades da região. “A crise pela qual passa o País  hoje afeta estados e municípios. Mas as medidas de austeridade que  tomamos no início do ano, com a ajuda dos deputados estaduais, nos dá  a satisfação de anunciar hoje a implantação da Companhia Independente  em Loanda”, afirmou Richa.

De acordo com o governador, a instalação em Loanda se dará após a  criação da Companhia de Telêmaco Borba para Batalhão de Polícia. A  mudança permite a transferência de efetivo para a região Noroeste. A  previsão é de que isto aconteça no ano que vem.

Para o secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita, a medida vai  reforçar o policiamento na região de fronteira. “Sei da importância da  polícia para as regiões de fronteira. Quem sofre com a criminalidade é  a comunidade. Por isso, com o aval do governador, a Secretaria de  Segurança Pública está pronta para atender a esta solicitação”, disse.

Atualmente, o atendimento realizado pelo 8° BPM de Paranavaí é  sobrecarregado. De acordo com um estudo realizado, o batalhão tem sob  sua responsabilidade um número maior de cidades que as demais Unidades  Operacionais pertencentes ao 3° Comando Regional de Polícia Militar.  “Com base nisso, é necessária o reforço de policiamento na região. Com  a mudança, o 8° BPM passaria a atender diretamente 20 municípios”, diz  o deputado.

A divisão não seguiria as sedes de comarcas, mas obedeceria ao  policiamento na região das fronteiras com os estados de São Paulo e  Mato Grosso do Sul. “Esperamos que com a redução da área de cobertura,  haja uma maior intensificação do policiamento. Consequentemente, uma  melhora na prestação do serviço de segurança pública para a comunidade  da região”, afirma Tião Medeiros.

A reunião contou ainda com a presença da deputada Maria Victoria, de  representante do deputado Luiz Claudio Romanelli, e dos prefeitos de  Loanda, Flávio Accorsi, de Querência do Norte, Carlos Benvenutti, de  São Pedro do Paraná, Ivanildo Passareli, de Santa Isabel do Ivaí, Beto  Campos, de Santa Cruz de Monte Castelo, José Maria Fernandes, de Santa  Mônica, Sérgio Ferreira, de Nova Londrina, Dornelis Chiodelli, de  Marilena, Brasílio Bóvis, de Itaúna do Sul, Pedro Castanhari, e de  Diamante do Norte, Daniel Pereira. Também participaram vereadores,  lideranças e representantes dos Conselhos de Segurança dos municípios  da região. 

Fonte:

Deixe seu comentário