Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Autoridades e lideranças visitam Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h

"Não queríamos abrir a UPA só por abrir. Tinha que ser com estrutura adequada e de qualidade", disse o prefeito KIQ.

Publicado em 09/05/2019 às 23:45
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Nesta sexta-feira (10), o prefeito KIQ reuniu autoridades e lideranças do município e região para uma visita técnica ao novo prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, que está realizando os atendimentos de urgência e emergência de Paranavaí desde o dia 30 de abril.

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

“É uma grande conquista ter esse novo prédio disponível. Não queríamos abrir a UPA só por abrir, só para ter um prédio inaugurado. Tinha que ser com estrutura adequada e de qualidade. Caso contrário, seria como transferir o problema de lugar: tirar o atendimento do PA, com uma estrutura defasada, para colocar na UPA, com estrutura inadequada e quadro de pessoal insuficiente para atender”, disse KIQ. 

A diretora da UPA, Simone Baggio, enfatizou a importância do novo prédio para os trabalhos no dia a dia. “É uma grande satisfação ter esse espaço, tanto para a população como também para os servidores. Sem dúvidas melhorou muito, pois agora contamos com um ambiente confortável, acolhedor e preparado. Ressaltamos que aqui a prioridade são os atendimentos de urgência e emergência, e não os atendimentos básicos. Esses devem continuar normalmente nas UBS’s”, explica.

O prefeito KIQ também agradeceu a participação de diversas lideranças no processo de construção da UPA. “Tivemos grande participação do então Ministro da Saúde, Ricardo Barros, do deputado estadual Tião Medeiros, secretários e servidores que trabalharam arduamente para que a UPA fosse construída da maneira correta. É um trabalho em conjunto e que terá benefício para toda população”.

Histórico da obra

Foram seis anos de espera. A obra, iniciada em maio de 2013, foi abandonada pela primeira construtora vencedora da licitação, que decretou falência. Nova licitação, nova empresa assume a construção.

Quando a estrutura estava quase pronta, a atual administração descobriu que o projeto original estava incompleto, sem previsão de ar condicionado em nenhum espaço do prédio. Nova licitação, nova empresa para a conclusão das obras.

Com a estrutura praticamente pronta, ainda foi necessário fazer toda a compra de mobiliário e equipamentos, além de realizar um concurso público para contratação de mais funcionários para o atendimento.

Fonte:

Deixe seu comentário