Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Professora vítima de racismo presta novo depoimento

O caso ocorreu em novembro do ano passado, no Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto (Unidade Polo)

Publicado em 19/01/2018 às 06:51

(Foto: Rede social )

Na última quarta-feira (17), a enfermeira e professora da rede estadual de Paranavaí, Sandra Pinheiro, 46, prestou novo depoimento à Polícia Civil. Ela foi intimada para esclarecer detalhes sobre a acusação contra uma colega de trabalho por ofensas racistas. O caso ocorreu no dia 9 de novembro do ano passado, no Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto (Unidade Polo), quando a professora acusada teria feito um comentário preconceituoso dentro dasala de aula e na frente de alunos do curso técnico de Enfermagem.

De acordo com Sandra, agora, a representação foi feita junto ao Ministério Público, que vai investigar a denúncia de injúria racial. Segundo ela, as providências tomadas pelo colégio foram apenas atas de retratação. “Eu me senti muito mal. Acho que a parte mais prejudicada de toda a história fui eu, porque fiquei muito em evidência e colocaram panos quentes, como se nada tivesse acontecido, e eu passando por intolerante a brincadeiras”, contou em entrevista ao Portal da Cidade Paranavaí.

Em contrapartida, a diretora do Colégio Unidade Polo, Tânia Mara Amadei, afirmou que todas as ações que cabiam ao colégio foram tomadas. Conforme explicou, foram reunidos documentos necessários, depoimentos das duas partes e tudo foi encaminhado ao Núcleo Regional de Educação que, posteriormente, encaminhou à Secretaria de Estado da Educação (Seed). “Quem vai tomar alguma providência em relação a isso será a Seed”, garantiu a diretora, explicando que não cabe ao colégio julgar o caso.  

Sandra disse estar confiante quanto à situação e confirmou que deseja que o processo seja levado adiante. “Ela [a acusada] não foi ouvida ainda nesse inquérito do Ministério Público, nem as testemunhas, mas agora é obrigatório, agora, querendo ou não, terão que depor.”

[Atualização] Procurada pela equipe do Portal da Cidade Paranavaí, a professora acusada falou que não vai se pronunciar. Segundo ela, ainda não recebeu nenhuma intimação sobre o caso e, no momento, não tem nada a dizer. 

Fonte:

Deixe seu comentário