Portal da Cidade Paranavaí

Segurança

Paranavaí tem queda no número de roubos, segundo levantamento da Sesp

A redução foi de 52% no número de registros destes crimes, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado

Publicado em 13/06/2018 às 02:47
Atualizado em

Os números dos crimes de furtos, que são aqueles onde há subtração de um bem da vítima, mas o autor não se utiliza de violência ou ameaça, não foram incluídos no levantamento. (Foto: Divulgação/SESP)

Um levantamento feito pela Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (SESP/PR) apontou que a 16º região de Paranavaí, que inclui 34 municípios, teve a maior queda no número de roubos (ato de subtrair um bem material de outrem por meio de violência ou ameaça) no Estado do Paraná no primeiro trimestre de 2018, se comparado ao mesmo período do ano passado. A redução, segundo a análise, foi de 52% no número de registros desta atividade criminosa. Os números dos crimes de furtos, que são aqueles onde há subtração de um bem da vítima, mas o autor não se utiliza de violência ou ameaça, não foram incluídos no levantamento.

O delegado-chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí, Luiz Carlos Mânica, destaca a ação integrada entre Polícia, Judiciário e sociedade na luta contra a violência. “Podemos atrelar as quedas nos índices de roubo à integração da Polícia Civil e Polícia Militar, além da ação da Justiça que tem deferido a grande maioria das prisões que temos feito, fazendo com que sejam efetivadas de forma rápida e tenhamos sensação de punibilidade”, avalia.
No período, foram realizadas grandes operações de combate ao tráfico de drogas, homicídio e roubos em Nova Londrina, Terra Rica e Paranavaí com utilização de investigadores de outras unidades policiais, somando esforços que incluíram o apoio aéreo do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), da Polícia Civil. 
Mânica também destaca projetos da comunidade, que incentivam os moradores a cuidarem da casa do vizinho, utilizando aplicativos de comunicação instantânea. “Nas casas as pessoas tem se reunido criando grupos em aplicativos manifestando atos suspeitos”, afirma o delegado ao analisar a melhora nos índices de segurança em Paranavaí e região.
Das 23 Áreas de Segurança Pública (AISPs) do Estado, 20 tiveram queda no registro de roubos no primeiro trimestre. Na região de Cornélio Procópio houve redução de 42,6% no número de roubos neste primeiro trimestre. Em Londrina a queda foi de 42% -- índice parecido com o registrado em Guarapuava e Maringá, ambas caíram 41%. 
Ainda de acordo com o levantamento, em todo o Paraná, a redução do número de roubos foi de 27%. A queda é comemorada diante do cenário nacional, com diversos estados registrando alta nos crimes patrimoniais. 

 

Fonte:

Deixe seu comentário