Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Eleições 2022: PM prepara efetivo para garantir segurança nos locais de votação

Todas as equipes estarão empenhadas em dar apoio à Justiça Eleitoral neste domingo. Os policiais trabalharão nas seis comarcas que compõem o 8º BPM.

Publicado em 01/10/2022 às 09:25
Atualizado em

O tenente-coronel Edvaldo Isidoro Vieira, comandante do 8º BPM, em entrevista coletiva. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí )

Assim como em todo o Brasil, os eleitores de Paranavaí deverão ir às urnas no próximo domingo (2) escolher os candidatos que vão ocupar os cargos de deputado federal e estadual, senador, governador e presidente da República nos próximos anos. Para garantir a segurança, a Polícia Militar (PM) foi preparada para agir em situações que descumpram a legislação.

De acordo com o tenente-coronel Edvaldo Isidoro Vieira, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), todo o efetivo, tanto administrativo quanto operacional, estará empenhado em dar apoio à Justiça Eleitoral neste domingo. Os policiais trabalharão nas seis comarcas que compõem o 8º BPM.

“Nós não temos histórico de tumultos, mas a Polícia Militar vai estar com todas as equipes na rua para coibir qualquer questão de crime eleitoral”, declarou o comandante. Segundo ele, as equipes estão treinadas para agir em situações específicas, como as manifestações políticas em grupos que possam provocar tumultos ou desordem. “Nós estamos instruídos e a polícia poderá agir em casos mais graves”.

O trabalho da PM vai começar a partir da noite deste sábado (1º), quando os policiais estarão empenhados em garantir a proteção de urnas e outros equipamentos nas seções eleitorais. “É um período sensível e existe essa preocupação com as urnas. A gente não quer nenhum furto, ninguém entrando em colégios provocando danos. Temos essa preocupação e teremos equipes para atuar em qualquer tipo de situação nesse sentido”, garantiu Vieira.

Já no domingo, além da segurança nos locais de votação, os militares deverão garantir a aplicação da Lei Seca. Neste ano, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná adotou novamente a medida que proíbe a venda, a compra e o consumo de bebida alcoólica em locais públicos das 8h às 18h. “Onde tiver solicitações, por meio do 190, nós vamos agir e encaminharemos. Que as pessoas tomem cuidado no dia da eleição”, alertou o tenente-coronel.

Passado o horário de votação, o trabalho da Polícia Militar será voltado para manter a ordem durante a divulgação dos resultados, especialmente em caso de definição em primeiro turno. Conforme afirmou Vieira, o efetivo também foi preparado para atuar em situações que saiam do controle. “Nós temos uma equipe que está escalada para acompanhar os resultados das urnas. Viaturas estarão no cartório eleitoral e após poderá haver algum tipo de comemoração, então nós estaremos com equipes à paisana para averiguar alguns pontos”, adiantou.

O comandante explica que, historicamente, eleições para cargos do Executivo e Legislativo federal e estadual tendem a ser mais tranquilas em Paranavaí. No entanto, a PM tem se mantido em alerta para garantir a segurança caso haja manifestações mais agressivas ou desordeiras.

A Polícia Militar também aconselha que os eleitores não deixem para votar nos últimos momentos, para evitar maiores transtornos.

Fonte:

Deixe seu comentário