Portal da Cidade Paranavaí

Segurança

Denúncias de violência contra idosos aumentam 28% neste ano

Além do telefone 181, também é possível repassar informações pelo site portal do programa

Publicado em 27/07/2020 às 02:18
Atualizado em

Barulhos na residência, aparência física e emocional do idoso e agressões verbais ou até mesmo físicas são alguns dos aspectos que devem ser observados. (Foto: Divulgação/Sesp)

A confiança da população no anonimato do Disque Denúncia 181 tem feito o número de denúncias de violência contra a pessoa idosa aumentar no Paraná. Entre janeiro e junho deste ano, foram 719 denúncias anônimas dando conta de casos envolvendo crimes e maus-tratos.

O número é 28% superior aos do mesmo período do ano passado, quando foram 562 denúncias. Além do telefone, também é possível repassar informações pelo site portal do programa www.denuncia181.pr.gov.br.

Confiante

Segundo o coordenador do Disque Denúncia 181, capitão André Henrique Soares, o fator pandemia fez também como que aumentasse em 21,3% o número de denúncias entre março e junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Nestes quatro meses de 2020, foram 449 casos denunciados, contra 370 em 2019.

De acordo com ele, é importante que vizinhos, familiares e amigos estejam sempre atentos no sentido de evitar a ocorrência do crime. “Muitas vezes, o idoso não tem condições de fazer a denúncia, seja por questões físicas ou por querer preservar a família, que é quem geralmente comete o crime”, explica.

Sinais

Barulhos na residência, aparência física e emocional do idoso e agressões verbais ou até mesmo físicas são alguns dos aspectos que devem ser observados, mas não somente isso.

“Há também que cuidar se um idoso está em situação de abandono, sem receber visitas, ou que elas apareçam somente uma vez por mês, normalmente no período em que ele recebe o pagamento, por exemplo”, destacou o capitão.

Como denunciar

As informações podem ser passadas anonimamente pelo telefone ou mesmo pela internet, nenhum dado do denunciante será identificado. Após receber as informações, elas são direcionadas a vários órgãos.

Dependendo do que é informado, os dados são direcionados à Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, ou, como é o caso da violência contra o idoso, especificamente, para o Disque Idoso, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.

Emergência 190

O capitão André lembra que as denúncias feitas ao 181 são diferentes das que devem ser feitas ao 190. “Se for emergência, ou se o denunciante está visualizando um crime que está ocorrendo naquele momento, ele deve ligar ao 190 para que a viatura seja deslocada e dê o atendimento imediato. Agora, se precisa de investigação ou de apuração para detectar o fato, a denúncia é para o 181”, explicou.

Fonte:

Deixe seu comentário