Portal da Cidade Paranavaí

Psicologia

Você se preocupa demais? Conheça o transtorno de ansiedade generalizada

A psicóloga Jacqueline Asse discorre a respeito do transtorno de ansiedade generalizada (TAG), caracterizado, especialmente, pela preocupação excessiva.

Postado em 23/06/2020 às 08:18 |

Jacqueline atende em uma sala anexa ao Supera, rua Doutor Farias Bandeira, 20, jardim Santa Eugênia, em Paranavaí.

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva” ou “expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle acompanhado de sintomas físicos como inquietação, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular, dores de cabeça, falta de ar, palpitação e perturbação do sono.

Nesses casos, a ansiedade é desproporcional aos acontecimentos, causa muito sofrimento e interfere na qualidade de vida e no desempenho familiar, social e profissional, levando muitas vezes a pessoa a se afastar do contato com outros e evitar eventos sociais.

O tratamento inclui a terapia Analítico Comportamental e, às vezes, o uso de medicamentos, como ansiolíticos e antidepressivos. A terapia comportamental é a mais indicada por psiquiatras e profissionais da saúde, além de ter sua eficácia comprovada por vários estudos científicos.

Com a terapia, a pessoa aprende a reconhecer e readequar pensamentos distorcidos e modificar comportamentos inadequados, além de aprender técnicas de relaxamento e autocontrole.

Com a ajuda do terapeuta, é possível entrar em contato consigo mesmo, identificar sentimentos e emoções que dificultam sua vida e aprender a enfrentar as situações aversivas e a perceber autorregras prejudiciais.

A TAG, quando não tratada, além de prejudicar a qualidade de vida da pessoa, pode levar ao abuso de drogas e outras substâncias, ao prejuízo social e até à depressão.

Como a ansiedade é sentida de formas diferentes por cada pessoa, a terapia passa a ser fundamental para entender o que acontece na sua vida e qual a melhor forma de reagir. Por isso, se você sofre muito com a ansiedade, não hesite em buscar ajuda!


Conheça a colunista 

A psicóloga, Jacqueline Asse (CRP 08/10951), é formada há 16 anos. Tem especializações em Análise do Comportamento e Saúde Pública e formação em Leitura Biológica (NMG). Atende adolescentes, adultos, casais e realiza avaliação psicológica com aplicação de testes.

Acompanhe a especialista pelo Facebook e Instagram: @jacquefa

Serviço

Jacqueline atende em uma sala anexa ao Supera, rua Doutor Farias Bandeira, 20, jardim Santa Eugênia, em Paranavaí, e realiza atendimentos online.

WhatsApp: (44) 99917-0227


Conteúdo de responsabilidade da colunista.

Fonte:

Receba as notícias de Paranavaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário