Portal da Cidade Paranavaí

Nutrição

Shake serve para substituir refeição? Saiba os mitos e verdades sobre o tema

A nutricionista Nassara Jorge explica o que deve conter em uma refeição para ser efetiva na perda de peso e esclarece dúvidas sobre a ingestão de shakes

Postado em 13/01/2021 às 08:00 |

Nassara atende na clínica Pró-Saúde, rua Getúlio Vargas, 1560, Centro, em Paranavaí.

|Conteúdo de responsabilidade da colunista|

Quando você decide tomar um shake que promete substituir uma refeição é fundamental ler o rótulo. Começando pela lista de ingredientes. Provavelmente terá vários componentes que você não sabe o que são. Junto a isso, são adicionados adoçantes e açúcares, que os nomes são mudados para nos enganar.
Contém espessantes, aromatizantes, emulsificantes, corantes naturais e edulcorante sucralose. Ou seja, metade das substâncias você nem sabe o que são e outras você até conhece e tem noção que não são boas opções para a saúde, como: açúcar (frutose e maltodextrina), óleo de canola e sucralose.
Então, eu te pergunto: quando seria melhor tomar um shake em vez de comer verduras, legumes, carnes, ovos, arroz, feijão? Quanto menos processado o alimento, melhor.

Foto: Tomás Arthuzzi
Os shakes fazem sucesso porque têm poucas calorias e consequentemente promovem uma perda de peso, mas perda de peso é diferente de emagrecer. Uma ingestão com poucas calorias poderá ocasionar um efeito rebote futuramente, ou seja, você vai ganhar todo aquele peso que perdeu e mais uns quilinhos extras.
O que funciona mesmo, é a reeducação alimentar. Comida de verdade tem nutrientes e fibras que dão mais saciedade, são menos processadas e ainda darão constância no processo de emagrecimento.
Quer uma opção de shake saudável para incluir em suas refeições? Faça uma vitamina com leite animal ou leite vegetal, mais uma fruta, mais sementes (linhaça ou chia).
Quer emagrecer? Se equilibre e pare de comer sem limites. Baseie sua alimentação em alimentos de alto valor nutricional. Não se engane!


Conheça a especialista
A nutricionista, Nassara Jorge (CRN 6377), é sócia-proprietária da clínica Pró-Saúde e pós-graduada em nutrição clínica e funcional.
Acompanhe a especialista pelo Instagram: @nassaranutricionista
Serviço
Nassara atende na clínica Pró-Saúde, rua Getúlio Vargas, 1560, Centro, em Paranavaí.
Telefones: (44) 3045-3722, (44) 3422-3153 ou (44) 99163-3553
WhatsApp: (44) 99111-4279


Seja um (a) colunista 
Faça parte da editoria "Papo de Especialista" do Portal da Cidade Paranavaí. Fale conosco e peça um orçamento pelo WhatsApp (44) 99121-3302.


Fonte:

Receba as notícias de Paranavaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário