Portal da Cidade Paranavaí

Má alimentação

Shake emagrecedor não serve para substituir café da manhã, almoço ou janta

A nutricionista, Nassara Jorge, alerta que o consumo de shake promete uma dieta milagrosa que pode ser prejudicial à saúde se não for feita sob orientação.

Postado em 12/03/2020 às 05:11 |

Nassara atende na clínica Pró-Saúde, rua Getúlio Vargas, 1560, Centro, em Paranavaí.

Os famosos shakes emagrecedores surgiram há alguns anos no mercado e são sempre acompanhados pelo discurso de uma dieta milagrosa. Além de virar “moda” entre as pessoas que querem perder peso.

Com poucas calorias, essas bebidas são desenvolvidas para substituir uma refeição principal, como café da manhã, almoço ou janta. No entanto, o déficit criado por essa substituição gera o emagrecimento, pois uma "refeição normal" teria uma quantidade maior e mais adequada de calorias.

Essas dietas de baixa ingestão calórica podem ser perigosas quando feitas por conta própria, ou seja, sem o apoio de profissionais de saúde, como nutricionistas.

Não existe benefício em trocar um café da manhã, almoço ou janta por um shake, pois além de não conter todas as substâncias que existem numa refeição, também não temos um dos melhores prazeres da vida: comer

Além disso, quando tomamos um shake, a mastigação, extremamente importante no processo da digestão, é anulada e sem ela não há trabalho de enzimas digestivas.

Eles não possuem os nutrientes que o corpo precisa. Nas listas de ingredientes estão presentes proteína da soja e frutose, que é prejudicial à saúde se consumida em excesso. 

Além de não possuir os fotoquímicos presentes nos alimentos naturais, essas bebidas têm muitos adoçantes artificiais, óleo vegetal, maltodextrina, estabilizantes, corantes, entre outros, que não são naturais. Por isso, não obtemos as vitaminas e minerais nas quantidades adequadas.

Se for necessário incluí-los na alimentação, os shakes devem ser preparados e/ou escolhidos sob a orientação de um (a) nutricionista. Eles são boas opções para substituir lanches intermediários e nunca as refeições principais.


Conheça a colunista

A nutricionista, Nassara Jorge (CRN 6377), é sócia-proprietária da clínica Pró-Saúde. Formada pela Universidade Paranaense de Paranavaí (Unipar) e pós-graduada em nutrição clínica e funcional.

Acompanhe a especialista pelo Instagram

Serviço

Nassara atende na clínica Pró-Saúde, rua Getúlio Vargas, 1560, Centro, em Paranavaí.

Telefones: (44) 3045-3722, (44) 3422-3153 ou (44) 99163-3553

WhatsApp: (44) 99111-4279


Conteúdo de responsabilidade da colunista.

Fonte:

Deixe seu comentário