Portal da Cidade Paranavaí

Boa alimentação

Sete erros que você comete tentando emagrecer

A nutricionista Nassara Jorge ressalta que ter planejamento e persistência é o segredo para um emagrecimento saudável e duradouro.

Postado em 13/02/2020 às 06:00 |

Nassara atende na clínica Pró-Saúde, Rua Getúlio Vargas, 1560, Centro, em Paranavaí.

Muitos reclamam que fazem dieta e não conseguem emagrecer. Começa e, depois de algum tempo, os ponteiros da balança não mudam. O que está acontecendo de verdade? É muito provável que algumas atitudes erradas podem atrapalhar seu resultado.

Veja sete erros que você pode estar cometendo tentando emagrecer:

  • Cortar o carboidrato

Dietas restritivas, que eliminam totalmente o nutriente, inclusive aquele proveniente de frutas e legumes, em vez de emagrecer, fazem você desacelerar. Quando o organismo percebe que sua fonte de energia está escassa, ele deixa o metabolismo mais lento e até aumenta o armazenamento de gordura.

  • Não ajudar o funcionamento do fígado e do intestino

Sucos e alimentos detox não servem, diretamente, para emagrecer, mas ajudam esses órgãos a trabalhar como devem. O fígado pode ficar sobrecarregado de toxinas e impurezas que precisam ser eliminadas para que ele funcione bem, inclusive, no processamento de gordura. Já o intestino depende dos probióticos – encontrados no kefir, em alguns iogurtes, no leite fermentado – que alimentam os micro-organismos responsáveis pela absorção dos nutrientes.


  • Passar muitas horas sem comer

Permanecer muito tempo sem se alimentar não é garantia de quilos a menos. Para algumas pessoas, pode até gerar efeito contrário e fazer o ponteiro da balança subir. Ao ficar muito tempo sem comer, você tende a comer mais na próxima refeição, como uma maneira de compensar. Além disso, o metabolismo passa a funcionar mais devagar, com o objetivo de se proteger da falta de energia que vem dos alimentos.

  • Comer rápido demais

Comer com pressa também é um erro, pois você não tem noção da quantidade de alimento que está ingerindo, o que faz com que possa exagerar na dose. Comer devagar é determinante para não ingerir calorias desnecessárias. O cérebro pode levar até 20 minutos para entender que o organismo está saciado.

  • Exagerar em bebidas alcoólicas

O álcool pode prejudicar bastante sua dieta. Primeiramente porque ele age como um gatilho para atacar alimentos nada saudáveis, como frituras, salgadinhos, entre outros. E, em segundo lugar, a bebida é extremamente calórica: cada 1 ml de álcool possui 7 calorias.


  • Trocar refeições por shakes

Substituir refeições não é uma boa tática para emagrecer, pois ao trocar uma comida de verdade, sólida, por uma refeição líquida, você perde o benefício da mastigação, importante para a saciedade. Além disso, alguns shakes são deficientes em nutrientes e não fornecem todas as substâncias que o corpo precisa para funcionar bem.

  • Parar de fazer dieta no fim de semana

De nada adianta fazer dieta corretamente de segunda a sexta e no sábado e domingo "detonar" de comer. Isso pode comprometer todo seu esforço e sacrifício, pois é possível recuperar, em um fim de semana, o peso que você conseguiu perder durante a semana. É muito comum pessoas dizerem: "Fiz dieta a semana inteira, malhei muito, vou comer porque eu mereço!". É claro que podemos ter uma refeição livre no final de semana, mas não dá para exagerar e “enfiar o pé na jaca” sempre.

Ter planejamento e persistência é o segredo para um emagrecimento saudável e duradouro. Não desista de você! Quando você se adia o caminho fica sempre mais longo.


Conheça a colunista

A nutricionista, Nassara Jorge (CRN 6377), é sócia-proprietária da clínica Pró-Saúde. Formada pela Universidade Paranaense de Paranavaí (Unipar) e pós-graduada em nutrição clínica e funcional.

Acompanhe a especialista pelo Instagram

Serviço

Nassara atende na clínica Pró-Saúde, Rua Getúlio Vargas, 1560, Centro, em Paranavaí.

Telefones: (44) 3045-3722, (44) 3422-3153 ou (44) 99163-3553

WhatsApp: (44) 99111-4279


Conteúdo de responsabilidade da colunista.

Fonte:

Receba as notícias de Paranavaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário