Portal da Cidade Paranavaí

opinião

Saiba como deixar seu ambiente moderno com uso da madeira e do paisagismo

O contraste da madeira com outros materiais leves e de aparência mais urbana pode ser uma das alternativas para deixar o ambiente com um aspecto atual.

Postado em 29/10/2018 às 10:03 |

(Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

(Conteúdo Patrocinado)

Espaço moderno é todo aquele que consegue trazer ao usuário o máximo de conforto com o menor número de elementos e ao mesmo tempo com a maior quantidade de contrastes, parece sempre muito amplo. Estes contrastes podem ser alcançados principalmente usando linhas marcadas e materiais diferenciados.

A madeira vem sendo muito usada nestes espaços, por se tratar se um material bastante democrático, que permite os mais diversos usos. Muito usada no passado como fechamento de paredes, nesta nova arquitetura, porém, ela expandiu para todos os espaços da casa como cozinha, banheiros, piso teto e jardins.

Para modernizar seu ambiente é importante usar a criatividade e ousar, dando novos usos. Quando falo em madeira e modernidade, não estou falando só na madeira natural, precisamos lembrar aqui que existem hoje no mercado, diversos materiais, de aspecto visual amadeirado, como: porcelanatos, laminados, vinílicos, adesivos, entre outros, que assumem muito bem o papel da madeira.

O contraste da madeira com outros materiais leves e de aparência mais urbana como os metais, vidros e espelhos, por exemplo, é um grande segredo para deixar o ambiente com uma cara mais atual. Outra grande dica é: não combinar tons neutros, crus, ou marrons nos ambientes onde o amadeirado está presente, pois nestes espaços, madeira não combina com madeira.  O bacana é misturar e contrastar. Esqueça o famoso “tom sobre tom”.

Veja nesta primeira imagem, um belo exemplo: A madeira foi usada como fechamento, porém na horizontal, toda no mesmo nível, e em parceria com uma estrutura metálica preta, que, aliadas às grandes aberturas de vidro, trazem junto, leveza e contraste moderno para a fachada. Observe ainda, que a madeira não está em tudo, o pavimento térreo ficou livre e neutro, sem madeira e sem vidros ou grandes aberturas.


Outro grande exemplo de um ambiente moderno, cheio de contrastes é esta bela sala de jantar, onde temos uma mesa de madeira natural, rústica, inserida num espaço com lustres, mobiliários e revestimentos, todos modernos, em que a vegetação, também natural, aparece em vários pontos neutralizando esses materiais.


Veja mais dois exemplos bem simples dessa mistura. Na imagem à esquerda, onde foi usado um porcelanato de aspecto amadeirado no box, a pastilha verde vem contrastando com todo o restante do banheiro e o nicho branco inserido no meio das madeiras, vem sem medo unir a área molhada do box com o restante do banheiro, que por sua vez usou o branco e os espelhos, que contrastam bem o aspecto mais rústico da madeira.  E na Imagem à direita, um belo exemplo de contraste e inovação visual com esta parede verde (plantas artificiais), linda, prática e inusitada, que faz o papel de moldura do espelho. Aliada às toras rústicas de madeira (eucalipto) fazem o suporte. Por sua vez, o restante do banheiro usou apenas um tom de cor clara, no piso, teto e parede, com pequenos objetos bem modernos.

No meio de toda esta mistura, entra o paisagismo, que neutraliza tudo. O verde (natural ou não) traz luz para qualquer espaço e o deixa mais humano. As plantinhas que antes enchiam a varanda da vovó, agora tomaram conta de toda casa. Mas cuidado, assim como a madeira, o paisagismo está presente em tudo, mas nunca em grandes quantidades, para que fique moderno, é importante usá-los, em locais estratégicos, pois a modernidade está exatamente em dar um ar inusitado àquilo que os olhos já conhecem. O natural é sempre muito bem vindo, mas assim como a madeira, o paisagismo conta hoje com uma gama enorme de plantas artificiais de ótima qualidade, com um aspecto incrivelmente natural.

É importante lembrar que, na hora de montar estes espaços, temos que ter alguns cuidados, como a praticidade de uso e de limpeza do local, pois não podemos nos esquecer de que dentro de um espaço moderno, vivem e/ou trabalham pessoas com os hábitos da vida moderna também, ou seja, cada vez mais temos menos tempo para os cuidados domésticos.

Abaixo temos um ambiente corporativo, moderno e muito humanizado, isso foi possível com uso do piso laminado (de aspecto amadeirado) e uma estrutura de madeira, porém paredes e teto foram mantidos, bancos e a mobília toda orgânica combinam muito bem com as plantas nos vasos, que foram colocados de forma a parecerem fazer parte da mobília. Algo inusitado e repare que para isso não foi preciso ousar em muitos elementos. Um espaço limpo, as cadeiras, a circulação e individualidade de cada cabine se mantiveram muito funcionais.

Neste último exemplo, temos um restaurante, onde a parede verde é o grande elemento que chama atenção e traz charme ao local. A madeira foi usada apenas na mobília, o piso e teto mantiveram-se neutros, sem chamar muita atenção, e sem pesar o ambiente. Os pequenos pendentes de vidro contrastam bem com o grande paredão verde que dá amplitude integra à área interna e à área externa do restaurante, como se tudo parecesse uma coisa só.

Assim, ressalto aqui a importância do acompanhamento de um profissional da área de arquitetura, paisagismo ou design. Pois, para cada ambiente existe um tipo de planta e madeira que se adequa melhor com relação a aceitar mais ou menos: água, sol, tração, manutenção. Para estes aspectos técnicos, e como vimos até visuais, consulte sempre um bom profissional, pois certamente ele criará para você um ambiente moderno, prático e funcional. 

Serviço

Caroline Volpato é Arquiteta e Urbanista (CAU 93357-0), pós-graduada em Master Arquitetura. O escritório da Arquiteta é em Maringá, Endereço: Rua José de Farias Ferraz, 135, Jardim Três Lagoas, mas ela atende clientes em Paranavaí e região.

Descontos especiais para parceiros e seguidores do Portal da Cidade, agende seu horário pelo telefone (44) 99155-1828 (Whats).


Este texto é de total responsabilidade do colunista. As opiniões expressas nele não representam necessariamente as posições do Portal da Cidade Paranavaí. 



Fonte:

Deixe seu comentário