Portal da Cidade Paranavaí

Comer direito

Saiba como controlar a fome durante a quarentena

A nutricionista, Nassara Jorge, explica porque nesses momentos nosso cérebro é mais estimulado quando consumimos alimentos ricos em gordura e açúcar.

Postado em 07/04/2020 às 08:30 |

Nassara atende na clínica Pró-Saúde, rua Getúlio Vargas, 1560, Centro, em Paranavaí.

Quando estamos diante de uma incerteza, uma situação estressante ou preocupados, muitas vezes, a primeira coisa que pensamos é comer. O período de quarentena, sem dúvida, é uma situação bem desconfortável, fazendo com que busquemos, mesmo que apenas por alguns segundos, fugir das angústias.

Em momentos como esse, o cérebro geralmente busca uma recompensa para aliviar o estresse e, é claro, que ele vai querer chocolate, biscoito e pão. Nunca alface, cenoura e maçã. Isso acontece porque nosso centro de recompensa é mais estimulado quando consumimos alimentos ricos em gordura e açúcar.

Mas então, como controlar a ansiedade por comida nesse momento de isolamento? Você precisa entender os sinais do seu corpo, de fome e saciedade para mudar definitivamente.

1ª dica: pare de fazer dietas restritivas. Esse tipo de dieta aumenta a ansiedade por comida, porque, a partir do momento em que você reduz drasticamente as quantidades ou corta grupos alimentares inteiros, passa a ficar com fome e vai pensar nisso o tempo todo.

2ª dica: busque fazer refeições de qualidade, com certa regularidade (sete refeições no dia, de três em três horas, no máximo), sempre priorizando alimentos de verdade e diminuindo o consumo dos ultraprocessados. Não se sinta mal se falhar ou desanimar. O importante é manter-se firme no objetivo de melhorar sua alimentação. Nunca desista!

3ª dica: encontre uma atividade física que te traga prazer. Mexer o corpo alivia muito as tensões do dia-a-dia. Como precisamos ficar em casa, você consegue fazer exercícios no seu lar. Mas nada se exercitar por obrigação, como forma de punição ou agredindo seu corpo.

4ª dica: Procure outras fontes de prazer que não estejam ligadas à comida. Comer é maravilhoso, mas existem outras mil maneiras de proporcionar momentos felizes. Descubra o seu e coloque em prática!


Conheça a colunista 

A nutricionista, Nassara Jorge (CRN 6377), é sócia-proprietária da clínica Pró-Saúde. Formada pela Universidade Paranaense de Paranavaí (Unipar) e pós-graduada em nutrição clínica e funcional.

Acompanhe a especialista pelo Instagram

Serviço

Nassara atende na clínica Pró-Saúde, rua Getúlio Vargas, 1560, Centro, em Paranavaí.

Telefones: (44) 3045-3722, (44) 3422-3153 ou (44) 99163-3553

WhatsApp: (44) 99111-4279


Conteúdo de responsabilidade da colunista. 

Fonte:

Deixe seu comentário